Análise das práticas de gestão do conhecimento de base tecnológica e funcional em uma clínica de imagem
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2019.v9n2.p159-172.767Palavras-chave:
Saúde. Gestão do Conhecimento. Práticas de Gestão do Conhecimento.Resumo
Com os avanços nas tecnologias das informações e comunicações (TICs) na década de 1990, dá-se início ao que se denomina ‘Era da informação e do conhecimento’, em que a informação e o conhecimento passam a se constituir recursos vitais para as organizações. Na área de saúde, intensas transformações veem ocorrendo, transpondo os domínios que lhe são intrínsecos, mudando, assim, os paradigmas de tomadas de decisão pelos gestores. Devido a sua complexidade e o envolvimento das múltiplas áreas de conhecimento e atores que envolvem a área da área da saúde, a Gestão do Conhecimento (GC) adquire caráter estratégico, trazendo-lhe importantes contribuições. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa foi diagnosticar o nível de implantação e de alcance das práticas de GC de Base Tecnológica e Funcional em uma empresa do ramo de saúde que realiza exames de diagnóstico por imagem na cidade de Maringá (PR). A pesquisa de caráter descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa, foi realizada por meio de estudo de caso e análise documental de registros da empresa. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Como resultado, observou-se que o nível efetivo de implantação e o nível de amplitude do alcance das práticas de GC de Base Tecnológica e Funcional foram altos e que apenas a prática Enterprise Resource Planning está sendo utilizada abaixo de suas potencialidades. Diante desse contexto, algumas medidas e ações foram sugeridas a fim de consolidar ainda mais as práticas de GC de base tecnológica e funcional.
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