Diagnóstico de práticas da gestão do conhecimento na estruturação de processos organizacionais em instituição privada de ensino superior a distância
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2019.v9n3.p98-111.756Palavras-chave:
Instituição de ensino superior. Diagnóstico. Gestão do conhecimento. Processos organizacionais. Gestão de capital intelectual.Resumo
Os cursos superiores vêm crescendo de forma exponencial, principalmente na modalidade a distância, e a competição entre as Instituições de Ensino Superior (IES) privadas se acirram. Este fato obrigou as IES a reverem seus métodos de gestão quanto à estruturação de processos organizacionais a fim de se adequarem ao novo modelo educacional, com vistas a aumentar suas vantagens competitivas. Dada a sua importância para as organizações, as práticas de Gestão do Conhecimento (GC) relacionadas à estruturação de processos organizacionais devem fazer parte dos planejamentos estratégicos e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de uma IES, pois se vivencia atualmente a era das organizações do conhecimento e gerenciar de forma eficiente o conhecimento de seus colaboradores, poderá obter vantagem competitiva. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar as práticas de GC relacionadas à estruturação de processos organizacionais em uma IES privada que atua na modalidade de ensino a distância no norte do Paraná. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso envolvendo toda a população de 17 coordenadores, responsáveis pela gestão de cursos de graduação na modalidade de educação a distância. Como técnica de coleta de dados, um questionário desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) foi utilizado, visando identificar o estágio de implantação das práticas de GC. Como principal conclusão, observou-se que a IES pesquisada possui um nível efetivo de implantação das suas práticas de GC de processos organizacionais baixo, algo que está em desacordo com o ambiente altamente competitivo em que elas estão inseridas.
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