Diagnóstico de práticas da gestão do conhecimento na estruturação de processos organizacionais em instituição privada de ensino superior a distância

Autores

  • Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia Gualberto Bacelar da Cruz Urpia UniCesumar - Centro Universitário de Maringa
  • Juliana de Cássia Bento UniCesumar - Centro Universitário de Maringá
  • Flávio Bortolozzi Centro Universitário de Maringá http://orcid.org/0000-0003-0517-1127
  • Ely Mitie Massuda UniCesumar - Centro Universitário de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2019.v9n3.p98-111.756

Palavras-chave:

Instituição de ensino superior. Diagnóstico. Gestão do conhecimento. Processos organizacionais. Gestão de capital intelectual.

Resumo

Os cursos superiores vêm crescendo de forma exponencial, principalmente na modalidade a distância, e a competição entre as Instituições de Ensino Superior (IES) privadas se acirram. Este fato obrigou as IES a reverem seus métodos de gestão quanto à estruturação de processos organizacionais a fim de se adequarem ao novo modelo educacional, com vistas a aumentar suas vantagens competitivas. Dada a sua importância para as organizações, as práticas de Gestão do Conhecimento (GC) relacionadas à estruturação de processos organizacionais devem fazer parte dos planejamentos estratégicos e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de uma IES, pois se vivencia atualmente a era das organizações do conhecimento e gerenciar de forma eficiente o conhecimento de seus colaboradores, poderá obter vantagem competitiva. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar as práticas de GC relacionadas à estruturação de processos organizacionais em uma IES privada que atua na modalidade de ensino a distância no norte do Paraná. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso envolvendo toda a população de 17 coordenadores, responsáveis pela gestão de cursos de graduação na modalidade de educação a distância. Como técnica de coleta de dados, um questionário desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) foi utilizado, visando identificar o estágio de implantação das práticas de GC. Como principal conclusão, observou-se que a IES pesquisada possui um nível efetivo de implantação das suas práticas de GC de processos organizacionais baixo, algo que está em desacordo com o ambiente altamente competitivo em que elas estão inseridas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia Gualberto Bacelar da Cruz Urpia, UniCesumar - Centro Universitário de Maringa

Professor do Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações

Juliana de Cássia Bento, UniCesumar - Centro Universitário de Maringá

Aluna do Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações

Flávio Bortolozzi, Centro Universitário de Maringá

Professor e Coordenador do Mestrado em Gestão do Cobhecimento nas Organizações

Ely Mitie Massuda, UniCesumar - Centro Universitário de Maringá

Professora do Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações

Referências

ABECKER, A.; BERNARD, A.; HINKELMANN, K.; KUHN, O.; SINTEK, M. Toward a technology for organizational memories. IEEE Intelligent Systems, v. 13, maio/jun. 1998.

ALBUQUERQUE JUNIOR, E.P; LAZARO, J.C; LIMA, B.C.C. Inovação, Estratégia e Competitividade nas Empresas Brasileiras: Uma Investigação Inicial Sobre Atividades Inovativas e Impactos, Conforme o Pintec 2008. RaUnp, Ano III, n. 2 - abr./set. 2011. Disponível em: https://repositorio.unp.br/index.php/raunp/article/view/85/92. Acesso em: 31 mar. 2018.

ANDRADE, E. P.; SANTIAGO, A. C. Mapeamento de conhecimento: localizando as fontes de riqueza de uma organização. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ENEGEP), 21., Salvador, Bahia, 2001. Anais [...]. Salvador: ANPAD, 2001.

APQC. AMERICAN PRODUCTIVITY AND QUALITY CENTRE. Knowledge Management Glossary. Houston: APQC, 2014.

ARAÚJO, J. A.; MARTINS, I. Gestão Por Competências na Administração Pública: Uma Análise Bibliométrica a Partir do Decreto Lei 5.707/2006. Revista Gestão.Org., v. 12, n. 2, p. 153-162, 2014. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/39905/gestao-por-competencias-na-administracao-publica--uma-analise-bibliometrica-a-partir-do-decreto-lei-5-707-2006. Acesso em: 5 dez. 2017.

ARGYRIS, Chris; SCHÖN, Donald A. Organizational Learning II. Theory, Method and Practice. Reading: Addison Wesley, 1996.

BATISTA, F. F. Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Brasília: Ipea, 2012.

______. O desafio da gestão do conhecimento nas áreas de administração e planejamento das instituições federais de ensino superior (IFES). Texto para Discussão, n° 1181. IPEA, Brasília, maio de 2006.

______; XAVIER, A.C.R.; MENDES, L.C.; ROSENBERG, G. Gestão do Conhecimento em organizações públicas de saúde. Texto para Discussão, n° 1316. IPEA, Brasília, dezembro de 2007.

______; RECH, A.R.; GOMES, C.A.; SANTOS, D.L.N.; ANDRADE, E.C.S; MALLMANN, M.L; FERREIRA, R.M. P. M.; COSTA, V.S. Casos Reais de implantação do modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira. Texto para Discussão, n° 1941. IPEA, Brasília, março de 2014.

______; QUANDT, C.O. PACHECO, F.F.; TERRA, J.C.C. Gestão do conhecimento na administração pública. Texto para Discussão, n° 1095. IPEA, Brasília, junho de 2005.

BENTO, J. C. et al. Práticas da gestão do conhecimento em recursos humanos em instituição de ensino superior à distância. Espacios, v. 37, n. 29, p. 21-30, 2016.

BELL, D. The coming of the post industrial society: a venture in social forecasting. New York: Basic Books, 1974.

BOLSON S. B. Gestão do Conhecimento: estudo em uma IES Tecnológica. Dissertação (Administração) – Universidade Potiguar, Natal, 2012.

BURNETT, S.; ILLINGWORTH, L.; WEBSTER, L. Knowledge Auditing and Mapping: A Pragmatic Approach, Knowledge and Process Management, v. 11, n. 1, p. 25-37, 2004.

CASSIOLATO, J. E. A Economia do conhecimento e as novas políticas industriais e tecnológicas. In: LASTRES, Helena M. M.; ALBAGLI, Sarita (org.). Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999. p. 164-190.

CONKLIN, J. Designing Organizational Memory: Preserving Intellectual Assets in a Knowledge Economy. Designing Organizational Memory, p. 1-41, 2001.

DAVENPORT, T.H.; PRUSAK, L. Conhecimento Empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

DUTRA, J.S. (org.). Gestão por competências: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. São Paulo: Gente, 2001.

EKIONEA, B.; BERNARD, P.; PLAISENT, M. Towards a maturity model of knowledge management competences as an organizational capability. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON E-BUSINESS AND E-GOVERNMENT (ICEE), 2011, Shanghai. Proceedings […]. Shanghai: IEEE, 2011.

FREIRE, P. S.; SPANHOL, F. J. Conhecimento organizacional: produto ou processo? Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 4, n. 5, p. 3-21, 2014.

GATTONI, R. L. C. Gestão do conhecimento organizacional na condução de projetos corporativos em tecnologia da informação – um caso prático. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.

GONZALEZ, R. V. D.; MARTINS, M. F. O processo de gestão do conhecimento: uma pesquisa teórico conceitual. Gestão e Produção, v. 24, n. 2, p. 248-265, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-530X0893-15. Acesso em: 15 jan. 2017.

HYLTON, A. A KM Initiative is Unlikely to Succeed Without a Knowledge Audit. Beverly: Hylton Associates, 2002.

MACHADO, C. P.; URPIA, A. G. B. da C.; DAL FORNO, L. F. Gestão do conhecimento no ensino público: uma agenda de pesquisa. Revista Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v. 22, n.1 , p. 145-165, jun./jun. 2017.

NONAKA, I. The Knowledge-Creating Company. Harvard Business Review, v. 69, p. 96-104, 1991.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Teoria da criação do conhecimento organizacional. In: TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008. p. 54-90.

PEREIRA, M. O. F. P.; SILVA, H. de F. N.; PINTO, J. S. de P. A memória organizacional nos processos de gestão do conhecimento: um estudo na Universidade Federal do Paraná. Informação & Informação, Londrina, v. 21, n. 1, p. 348 – 374, 2016.

POLANYI, M. The tacit dimension. Garden City, New York: Doubleday & Company, Inc. 1966.

PONCHIROLLI, O. Capital humano: sua importância na gestão estratégica do conhecimento. Curitiba: Juruá, 2009.

PURCIDONIO, P.M. Práticas de Gestão do Conhecimento em Arranjo Produtivo Local: o setor moveleiro de Arapongas – PR. 2008. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2008.

SEIBEL, S. Um modelo de benchmarking baseado no sistema produtivo classe mundial para avaliação de práticas e performances da indústria exportadora brasileira. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

SILVA, O.F.P. Avaliando os Sistemas de Informações Executivas nos Processos Decisórios das Instituições Universitárias Brasileiras. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.

SCHREIBER, D. A influência da cultura organizacional sobre a gestão do conhecimento em P&D. Gestão & Planejamento, Salvador, v. 16, n. 2, p. 240-261, 2015.

STEWART, T. A. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Elsevier, 1998.

SVEIBY, K. E.; MARTINS, J. R. Gestão do conhecimento: as lições dos pioneiros. 2005. Disponível em: http://www.globalbrands.com.br/artigos-pdf/knowledge-management.pdf. Acesso em: 31 mar. 2018.

TEIXEIRA FILHO, J. Gerenciando Conhecimento: como a empresa pode usar a memória organizacional e a inteligência competitiva no desenvolvimento de negócios. Rio de Janeiro: Ed. SENAC, 2000.

TERRA, J.C.C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial: uma abordagem baseada no aprendizado e na criatividade. São Paulo: Negócio Editora, 2001.

YOUNG R. Knowledge Management Tools and Techniques Manual. Tóquio: Asian Productivity Organization (APO), 2010.

ZANGISKI, M. A.S.G.; LIMA, E. P.; COSTA, S. E. G. Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências: uma síntese a partir da gestão do conhecimento. Revista Produto & Produção, v. 10, n. 1, p. 54-74, fev. 2009. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/ProdutoProducao/article/view/7787. Acesso em: 31 mar. 2018.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Edição

Seção

Artigos