Aprendizagem organizacional e inovação: contribuições da Gestão do Conhecimento para propulsionar um ambiente corporativo focado em aprendizagem e inovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2018.v8n1.p07-19.569

Palavras-chave:

Inovação organizacional. Aprendizagem organizacional. Gestão do Conhecimento.

Resumo

As mudanças no mundo produtivo têm sido acompanhadas pela nova natureza das trajetórias de carreira, caracterizada pela multidirecionalidade, dinamicidade e fluidez. Se outrora as pessoas objetivavam servir às organizações, dedicando vidas inteiras ao trabalho, na contemporaneidade a expectativa é inversa: espera-se que as organizações sirvam às pessoas, em relações cuja duração pode ser facilmente reduzida – o que se constitui como um desafio às instituições de trabalho. O século XXI evidencia significativamente a utilização do conhecimento, o qual quebra paradigmas suscitando novos valores organizacionais. Instaura-se aí a sociedade do conhecimento. Temáticas como aprendizagem organizacional (AO) e inovação organizacional são imprescindíveis no contexto atual de trabalho, constituindo-se como ferramentas e perspectivas que podem implicar na permanência do colaborador na organização e também na contribuição deste no alcance dos objetivos organizacionais. O novo ambiente de trabalho é caracterizado por uma mudança social advinda da globalização e do avanço de tecnologias e cabe à Gestão do Conhecimento (GC) orientar, manter e promover espaços de socialização do conhecimento.  O presente estudo, buscou apresentar a partir de uma revisão bibliométrica, de que modo os temas inovação e AO entrelaçam-se com a GC. Os resultados apontam que apesar da GC ser pontuada como importante estratégia na potencialização da AO e da inovação, ainda assim é pouco enfatizada, atuando por vezes, apenas em momentos específicos das atividades organizacionais. É necessário haver mais estudos que aprofundem a importância da GC aliada à AO e à inovação.

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Biografia do Autor

Talita Caetano Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Psicóloga e Mestre em Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Fabrício Burger, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC.

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Publicado

2017-12-27

Edição

Seção

Artigos