Organizational learning and innovation: knowledge management contributions to propose a corporate environment focused on learning and innovation
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2018.v8n1.p07-19.569Keywords:
Organizational innovation. Organizational learning. Knowledge management.Abstract
Changes in the productive world have been accompanied by a new nature of career trajectories, characterized as multidirectional, with dynamicity and fluidity. If people once served organizations, dedicating entire lives to work, in the contemporary world the expectation is the reverse: organizations are expected to serve people in relationships whose duration can be easily reduced - which is a challenge to the institutions of work. The 21st century significantly demonstrates the use of knowledge which breaks paradigms by raising new organizational values. The knowledge society is established. Themes such as organizational learning (OL) and organizational innovation are essential in the current context of work. They represent the tools and perspectives that can imply in the permanence of the collaborators in the organization, and also, in collaborators contribution to the achievement of the organizational objectives. The new work environment is characterized by a social change resulting from globalization and the advancement of technologies and it is up to the management of knowledge to guide, maintain and promote spaces for the socialization of knowledge. The present study, based on a bibliometric review, tried to analyze how the themes innovation and OL relate to KM. The results point out that, although the KM is considered an important strategy in the enhancement of OL and innovation, it is still little emphasized, sometimes acting only at specific moments in organizational activities. There is a need for further studies to deepen the importance of KM related to OL and innovation.
Downloads
References
ALBUQUERQUE, M. E. E. Modelos de ‘excelência’ gerencial nos institutos e centros de P&D brasileiros: entre falácias, modismos e inovações. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação, Universidade Estadual de Campinas, 2011.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Ed 70, 1977.
BITTENCOURT, C. C.; AZEVEDO, D. O futuro da aprendizagem organizacional: possibilidades e desafios. Revista de Administração de Empresas, n. 46, p. 110-112, 2006.
CASTRO, A. W. V. de; TOURINHO, M. M.; GOLLO, S.S. Inovação de valor como instrumento de desenvolvimento do agronegócio na Amazônia Oriental. 2011. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes//publicacao/410230/inovacao-de-valor-como-instrumento-de-desenvolvimento-doagronegocio-na-amazonia-oriental>. Acesso em: 1 out. 2017.
COSTA, P. R.; PORTO, G. S. Capacitação e Inovação: Aspectos do desenvolvimento interno e externo nas multinacionais brasileiras. Administração de Ciência e Tecnologia, v. 18, n. 3, p. 297-322, 2011.
FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Os Desafios de Aprendizagem e Inovação
Organizacional. Rae light., v. 2, n. 5, p. 14-20, 1994.
FLEURY, M. T. L. Aprendendo a Mudar, Aprendendo a Aprender. Revista de
Administração, v. 30, n. 30, p. 5-11, 1995.
FORNASIER, C.B.R.; DEMARCHI, A.P.P.; MARTINS, R. F.F. Análise comparativa das competências dos gestores de design e gestores de organizações colaborativas familiares da vitivinicultura. Perspectivas em Gestão e Conhecimento, v. 4, n. 2, p. 107-125, 2014.
GOMES, R. K.; LAPOLLI, E. M. Os estímulos e barreiras à criatividade no ambiente organizacional. Revista Borges, v. 4, p. 03-12, 2014.
GUBIANI, F. J. S. et al. A transferência para o mercado do conhecimento produzido na pesquisa acadêmica. Navus - Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 114-124, 2013.
INAZAWA, F. K. O papel da cultura organizacional e da aprendizagem para o sucesso da gestão do conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 14, n. 3, p. 206-220, 2009.
LUCHESI, E.S.F. Gestão do conhecimento nas organizações. Companhia de engenharia de tráfego SP- notas técnicas. [2012]. Disponível em: <http://www.cetsp.com.br/media/117897/nota%20tecnica%20221.pdf>. Acesso em: 1 out. 2017.
MARTINS, V.W.B.; NEVES, R.M.; MACEDO, A.N. Análise do desenvolvimento de competências gerenciais na construção civil através do modelo da Aprendizagem Baseada em Problemas adaptado ao contexto organizacional. Revista Ambiente Construído, v. 14, n. 1, p.155-175, 2013.
PACHECO, R. C. S.; TOSTA, K. C. B. T.; FREIRE, P. S. Interdisciplinaridade vista como um processo complexo de construção de conhecimento: uma análise do Programa de Pós-Graduação EGC/UFSC. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 7, p. 136-159, 2010.
PAIXÃO, M. V. A influência da cultura na aprendizagem organizacional. Hórus (FAESO), Ourinhos e região, v. 1, p. 1-12, 2003.
PINTO, M. J. S. Gestão do conhecimento no DATASUS: explorando um modelo para construção de um ambiente tecnológico de apoio. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2012.
RODRIGUEZ GOMÉZ, D.; JOAQUÍN, G. S. Innovation, Organisational Learning and Knowledge Management in Educational Organisations, Educación, v. 24, n. 46, p. 73-90, 2015.
SANTIAGO, W.R. T. Parâmetros para elaboração de um modelo de competências para o desenvolvimento dos gestores científicos do Instituto Oswaldo Cruz. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Rio de Janeiro, 2012.
SARACENI, A. V. Gestão de conhecimento em aglomerados de empresas: rede de valor como instrumento para fortalecer o intercâmbio de conhecimento. Revista eletrônica estratégia & negócio, v. 6, n. 1, p. 89-107, 2013.
SCORSOLINI-COMIN, F.; INOCENTE, D. F.; MIURA, I. K. Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento: pautas para a gestão de pessoas. Revista brasileira de orientação profissional, v. 12, n. 2, p. 227-240, 2011.
SENTANIN, O. F. Dimensões estratégicas de recursos humanos e gestão de desempenho em uma empresa pública de pesquisa e desenvolvimento. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2012.
SILVA, A. S. et al. Nível de Prontidão Técnica das Intervenções Apropriadas para Técnicos de Enfermagem: Levantamento em Quatro Hospitais da Cidade de São Paulo. Revistas em Gestão em Sistemas de Saúde, v. 3, n. 1, p. 94-104, 2014.
SOUZA, D. B. L. Gestão do Conhecimento nas Organizações: desafios e oportunidades. Estação Científica (FESJF. Online), v. 3, n. 3, p.1-14, 2006.
STEIL, A. V. Um modelo de aprendizagem organizacional baseado na ampliação de competências desenvolvidas em programas de capacitação. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
STEIL, A. V.; PACHECO, R. C. S. Aprendizagem organizacional e criação de conhecimento. Revista eletrônica de estratégia e negócios. v. 1, n. 2, p. 24-42, 2008.
TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Criação e dialética do conhecimento. In: TAKEUCHI, H; NONAKA, I. (Org.). Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008. p. 17-38.
TARTARI, J. et al. Competências individuais para a inovação: em busca do profissional inovador. Revista Espacios, v. 35, n. 11, p. 4-15, 2014.
TAVARES, M. das G. de P. Informação, aprendizagem e criação do conhecimento em comunidades de prática: um estudo de caso. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
TORRES, T. Z. Colaboratórios em Instituições de PD&I: compartilhamento e disseminação do conhecimento. 2011. Disponível em <http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/53024/1/01308148015.pdf >. Acesso em: 01 out. 2017.
WIIG, K. M. Knowledge management: an introduction and perspective. Journal of Knowledge
Management, v. 1, n. 1, p. 6-14, 1997.
WILLERDING, I. A. V. et al. Indicadores relevantes para o sucesso do compartilhamento do conhecimento tácito nas empresas: evidências empírico-exploratórias em PMEs catarinenses. Revista gestão industrial, v. 11, p. 202-228, 2015.
Published
Issue
Section
License
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.