Comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande

Autores

  • Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro Doutorando em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Instituição atual: Docente da Universidade Federal de Mato Grosso
  • Domingos Alves Corrêa Neto Doutorando em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Instituição atual: Docente da Escola Superior Nacional de Seguros de São Paulo
  • Thiago de Sousa Santos Doutorando em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Leandro Campi Prearo Doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Docente Titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2017.v7n3.p07-18.516

Palavras-chave:

Análise fatorial. Comportamento do consumidor. Segmentação de mercado.

Resumo

O artigo analisa o comportamento de consumo no segmento de veículos automotores nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, no Estado de Mato Grosso considerando uma diversidade de faixa etária, escolaridade, renda, estado civil, marcas e modelos dos veículos. Propõe-se a identificar qual é o processo de avaliação dos atributos que norteiam a decisão de compra de veículos por parte dos consumidores, levando-os à escolha final. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa descritiva com uma amostra de elementos baseada na conveniência, sendo aplicado como instrumento um questionário estruturado. A análise dos dados foi realizada com o apoio do programa SPSS v.18, e utilização da técnica de Análise Fatorial (Exploratória e Confirmatória). Os resultados obtidos indicam que os consumidores de veículos automotores dos municípios têm um comportamento de compra racional, focado nos benefícios do produto e não apenas em aspectos emocionais. Destacam-se aspectos como análise dos benefícios funcionais do produto e a economicidade como significativos para o grupo pesquisado. A Análise Fatorial extrai sete fatores/dimensões de comportamento, com as variáveis bem relacionadas e com grau de explicação satisfatória conforme teste KMO = 0,793.

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Publicado

2017-07-01

Edição

Seção

Artigos