Compras online: análise da influência das variáveis internas e externas no comportamento do consumo de universitários da mesorregião da fronteira sul

Autores

  • Juliana Karem Fonseca Coutinho Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Elise Cristina Eidt Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Everton Paulo Folletto Unochapecó. Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
  • Janaína Gularte Cardoso Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2017.v7n1.p93-110.463

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor. E-consumer. Compra online.

Resumo

Estudos dos processos envolvidos na seleção, compra, uso ou disposição de bens e serviços que visam satisfazer
necessidades e desejos dos indivíduos têm recebido contínuas contribuições na literatura acadêmica. O marketing
eletrônico, que promove conveniência ao romper barreiras impostas pelo tempo e distância, influencia, nesse sentido, o
processo de compra dos consumidores. Este estudo, de caráter descritivo, do tipo levantamento e de abordagem
quantitativa, possui como escopo investigar a influência das variáveis internas e externas no comportamento de compras
online dos acadêmicos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Para tanto, com o auxílio da ferramenta
Google Docs, coletou-se informações de uma amostra de 460 acadêmicos, da qual foram realizadas análises descritivas
com a utilização do software Microsoft Excel e SPSS Statistics. Dos respondentes, quatro em cada cinco já compraram
pelo menos uma vez algum produto pela internet, e, dentre os motivos para se utilizar dessa forma de compra, os mais
citados foram melhor preço, comodidade, possibilidade de consultar diversos preços, diversidade de produtos e
promoções. As variáveis externas que se mostraram de maior influência na compra online foram a cultura, membros da
família e amigos, e, dentre os fatores internos, foram citados principalmente o gênero, estilo de vida, valores pessoais e
motivação. Sugere-se que sejam realizadas novas investigações de menor abrangência e maior profundidade, a fim de
melhor compreender as variáveis internas do indivíduo, mais subjetivas e que, portanto, requerem maiores análises
qualitativas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Karem Fonseca Coutinho, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Graduada em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó.

Elise Cristina Eidt, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Graduada em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó.

Everton Paulo Folletto, Unochapecó. Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Graduado em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó. Graduado em Ciências Contábeis pela Unochapecó.

Janaína Gularte Cardoso, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente e Coordenadora do Curso de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó.

Referências

ALBERTIN, A. L. Modelo de comércio eletrônico e um estudo no setor bancário. Revista de

Administração de Empresas, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 64-76, jan./mar. 1999.

BARBOSA, L. Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

BARROS, D. F.; TUCCI, F.; COSTA, A. M. A redenção do consumo: o caráter denegatório do consumo

consciente. In: Encontro de Marketing da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação

em Administração, 4., 2010, Florianópolis. Anais... Florianópolis: EMA, 2010.

BENATTI, F. P. Formatos varejistas a atacadistas. In: LAS CASAS, A. L. (Coord.). Novos rumos do

marketing. São Paulo: Atlas, 2001. p. 139-151.

BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro:

JC, 2005.

BOTELHO, G. K. N.; GOMES, E. de O.; SILVA, H. M. R. da. E-commerce: análise do hábito de compra

de jovens universitários em lojas virtuais em relação ao composto de marketing. In: Encontro

Científico de Administração, Economia e Contabilidade, 4., 2011, Ponta Porã. Anais... Ponta Porã:

ECAECO, 2011.

CERETTA, S. B.; FROEMMING, L. M. Geração Z: Compreendendo os hábitos de consumo da geração

emergente. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade

Potiguar, Natal, v. 3, n. 2, p. 15-24, abr./set. 2011.

COLAUTO, R. D.; BEUREN, I. M. Apresentação e estrutura do trabalho monográfico de acordo com as

normas da ABNT. In: BEUREN, I. M. (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em

contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. p. 145-185.

COSTA, F. L. Comércio Eletrônico: hábitos do consumidor na internet. Pedro Leopoldo: Fipel, 2009.

DINIZ, E. H. Comércio Eletrônico: fazendo negócios por meio da internet. Revista de

Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 71-86, jan./abr. 1999.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GONÇALVES, C.; CORREIA, A.; DINIZ, A. Variáveis internas e externas ao indivíduo que influenciam o

comportamento de retenção de sócios no fitness. PODIUM Sport, Leisureand Tourism Review,

São Paulo, v. 1, n. 2, p. 28-58, jul./dez. 2012.

HOYER, W. D.; MACINNIS, D. J. Comportamento do consumidor. São Paulo: Cengage Learning,

KOTLER, P; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall,

LAS CASAS, A. L. Novos rumos do marketing. In: LAS CASAS, A. L. (Coord.). Novos rumos do

marketing. São Paulo: Atlas, 2008. cap. 1.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo:

Atlas, 2010.

PEREIRA, F. R. et al. Análise dos fatores que influenciam as compras pela internet. In: Seminários em

Administração, 14., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: SemeAD, 2011.

Disponível:<http://www.ead.fea.usp.br/semead/14semead/resultado/trabalhosPDF/863.pdf>.

Acesso em: 26 nov. 2013.

PETER, J. P.; OLSON, J. C. Comportamento do consumidor e estratégia de marketing. 8. ed. São

Paulo: McGraw-Hill, 2009.

RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. In: BEUREN, I. M.

(Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São

Paulo: Atlas, 2012. p. 76-97.

REEDY, J.; SCHULLO, S. Marketing eletrônico: a integração de recursos eletrônicos ao processo de

marketing. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios,

trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

SCHIFFMAN, L. G.; KANUK, L. L. Comportamento do consumidor. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

SHETH, J.; MITTAL, B.; NEWMAN, B. I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento

do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 7. ed. Porto

Alegre: Bookman, 2008.

SOUZA, V. M. B. Fatores que influenciam o comportamento de compra dos consumidores em uma

empresa varejista de móveis e eletrodomésticos em Picos – PI. 2012. 56f. Monografia (Bacharelado

em Administração), Universidade Federal do Piauí, Picos, 2012. Disponível em:

<http://www.ufpi.br/subsiteFiles/admpicos/arquivos/files/TCC-VALQUIRIA.pdf>. Acesso em: 15 jan.

TONIN, J. M.; FRATE, R. Análise do perfil do consumidor universitário de Maringá para utilização do

e-commerce. A Economia em Revista, Maringá, v. 17, n. 1, p. 41-54, jul. 2009.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS). Construindo Agendas e definindo rumos: I

Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS / Universidade Federal da Fronteira Sul.

Trevisol, J. V.; Cordeiro, M. H.; Hass M. (Orgs.). Chapecó: UFFS, 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS). Processo Seletivo recebe mais de 15 mil

inscrições. [2012]. Disponível em:

<http://www.uffs.edu.br/index.php?site=uffs&option=com_content&view=article&id=1922:proces

so-seletivo-recebe-mais-de-15-mil-inscritos&catid=37:noticiasinstitucional%7CProcesso>. Acesso

em: 02 jan. 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS). A Instituição. [2013]. Disponível em:

<http://www.uffs.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=90&Itemid=822>.

Acesso em: 02 jan. 2014.

VENTURA, R. Mudanças no perfil do consumo no Brasil: principais tendências nos próximos 20

anos. Rio de Janeiro: Macroplan, 2010. Disponível em:

<http://www.macroplan.com.br/Documentos/ArtigoMacroplan2010817182941.pdf>. Acesso em:

jan. 2014.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

Downloads

Publicado

2017-01-09

Edição

Seção

Artigos