Alinhamento entre formação acadêmica e as demandas do mercado de trabalho em tecnologia da informação
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v16.2191Resumo
Esta Revisão Sistemática da Literatura (RSL) teve por objetivo analisar como a academia tem respondido às transformações do setor de Tecnologia da Informação (TI), no esforço de alinhar a formação universitária às exigências da indústria de TI. A pesquisa buscou responder a quatro questões: (i) “Quais adaptações curriculares a academia tem implementado para acompanhar as mudanças tecnológicas no setor de TI?” (ii) “Quais são as principais lacunas de habilidades técnicas e interpessoais na formação de profissionais de TI, conforme percebido pela indústria?” (iii) “Quais programas educacionais inovadores têm sido implementados para mitigar as lacunas de formação acadêmica e atender às necessidades da indústria de TI? e (iv) “Quais tendências emergentes em TI estão influenciando as competências exigidas dos profissionais recém-formados?” Foram analisados 137 estudos publicados em 44 países, extraídos das bases ACM, IEEE, Springer, Science Direct, Scopus e Web of Science. A análise dos dados em categorias evidenciou os esforços da academia na atualização curricular, no desenvolvimento de competências técnicas e interpessoais, atendendo inovações do setor produtivo. Os estudos também evidenciaram lacunas persistentes na formação de profissionais para o setor de TI ao longo de décadas, além das principais tendências emergentes de TI. Os resultados do processo analítico reforçam a importância de estratégias formativas mais ágeis, flexíveis e conectadas aos ecossistemas de inovação para a área de tecnologia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Regivan José Dantas, Ricardo José de Souza Silva, Marcelo Luiz Monteiro Marinho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.


