Alignment between academic training and the demands of the information technology job market
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v16.2191Abstract
This Systematic Literature Review (SLR) aimed to analyze how academia has responded to transformations in the Information Technology (IT) sector, in an effort to align university education with the demands of the IT industry. The research sought to answer four questions: (i) "What curricular adaptations has academia implemented to keep pace with technological changes in the IT sector?" (ii) "What are the main technical and interpersonal skills gaps in the training of IT professionals, as perceived by the industry?" (iii) "What innovative educational programs have been implemented to mitigate academic training gaps and meet the needs of the IT industry?" and (iv) "What emerging trends in IT are influencing the competencies required of recent graduates?" A total of 137 studies published in 44 countries were analyzed, extracted from the ACM, IEEE, Springer, Science Direct, Scopus, and Web of Science databases. The analysis of the data into categories highlighted the academic efforts to update curricula and develop technical and interpersonal skills, responding to innovations in the production sector. The studies also highlighted persistent gaps in professional training for the IT sector over the decades, as well as key emerging IT trends. The results of the analytical process reinforce the importance of more agile, flexible training strategies that are connected to innovation ecosystems for the technology sector.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Regivan José Dantas, Ricardo José de Souza Silva, Marcelo Luiz Monteiro Marinho

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.


