Estressores acadêmicos e estratégias de enfrentamento na formação de administradores
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v16.2139Palavras-chave:
estratégias de enfrentamento, estressores acadêmicos, universitáriosResumo
Este estudo teve como objetivo investigar os fatores de estresse acadêmico e as estratégias de enfrentamento adotadas por formandos do curso de Administração do Campus Avançado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), localizado na cidade de Pau dos Ferros/RN. A pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa, utilizou um questionário estruturado do google forms com link compartilhado por meio do WhatsApp a 28 estudantes do último semestre do curso. Os dados revelaram que os principais estressores acadêmicos estão relacionados à sobrecarga de atividades, conciliação entre trabalho e estudos, desapontamento com professores e com o conteúdo das disciplinas. Quanto às estratégias de enfrentamento, observou-se a predominância daquelas centradas na emoção, seguidas pelas de suporte social e, por fim, pelas focadas na resolução de problemas. A análise dos dados reforça que os estudantes utilizam múltiplas estratégias simultaneamente, conforme suas necessidades e recursos. Os resultados contribuem para a compreensão do impacto dos estressores acadêmicos sobre a saúde mental dos universitários e apontam a importância de ações institucionais voltadas à prevenção do adoecimento psicológico no ambiente acadêmico.
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Copyright (c) 2025 Ilana Kessya da Silva, Maria Tatiana Peixoto, Sidnéia Maia de Oliveira Rego, Bertulino José de Souza

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