Gestão e mídia do conhecimento: Educação em rede e os desafios da IAG na escrita acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v15.2061Resumo
O objetivo deste artigo foi analisar as transformações da educação que ocorreram no contexto do avanço das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e mais recentemente com o surgimento da Inteligência Artificial Generativa (IAG) e o seu impacto no processo de ensino e aprendizagem, assim como para a personalização do ensino. Discute e faz uma análise sobre a gestão das mídias do conhecimento e a integração das TICs na educação, onde também é analisado o uso da IAG na escrita acadêmica e os efeitos da pandemia e da pós pandemia na educação. Não se pode negar que a pandemia acelerou esse processo, destacando a importância da educação a distância e do conceito de educação em rede. Reconhece a importância das ferramentas de análise de redes sociais (ARS) e do surgimento da IAG. As considerações finais apontam que as TICs oferecem oportunidades para inovar na educação, e que essa inovação tenha a intencionalidade de uma educação em rede democrática que é fundamental que sejam acompanhadas de uma reflexão crítica, principalmente no que diz respeito a questões éticas, havendo a constatação da necessidade de investimento na inclusão digital e na formação dos profissionais da educação. O uso da Inteligência Artificial Generativa (IAG) em ambientes educacionais está transformando métodos de ensino e avaliação. Ferramentas de IAG apresentam potencial para personalizar o aprendizado e oferecer feedback imediato, mas também desafiam os sistemas tradicionais de avaliação e levantam preocupações sobre a autoria e a integridade acadêmica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Navus - Gestão e Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.