A percepção de eficiência em uma instituição federal de ensino: olhar do gestor público
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v14.1925Resumo
Uma organização pode parecer eficiente para um indivíduo, mas não para um outro? O termo eficiência, normalmente, é utilizado na literatura objetivamente, mas talvez permita outras interpretações. Uma instituição de ensino eficiente é fundamental para a sociedade e a formação de cidadãos. As escolas devem formar para o trabalho e para a vida em sociedade, além de contribuir para avanços sociais e econômicos locais. Com o apoio Grounded theory (GT), no ano de 2023, identificamos como os gestores de um campus do Instituto Federal da região sudeste, percebem a eficiência de onde atuam em relação aos eixos: ensino, pesquisa e extensão. Utilizou-se de entrevistas semiestruturadas e da técnica de codificação para analisar a percepção destes indivíduos e compreender como a eficiência era reconhecida naquele ambiente. Observam-se nuanças perceptivas da eficiência e sua correlação com: burocracia, disfunções burocráticas, ineficiência, gestão pública, dentre outros. Os resultados sugerem uma percepção de eficiência relativa dos gestores, em virtude de uma dicotomia entre o tentar ser eficiente e realmente serem eficientes. Os gestores se deparam com um ambiente institucional de escassez e restrições, que se entrelaça as suas atividades cotidianas e prejudica a eficiência organizacional.
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