Análise do Perfil de Investidores em Fundos de Investimento Imobiliário: Perspectivas de Investidores de um Fórum de Discussões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v14.1898

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar as diferenças no perfil dos investidores em Fundos Imobiliários de Investimento (FIIs), que passaram a investir a partir de 2018, em relação ao dos que já o faziam antes. O início de 2018 marcou uma enorme expansão na base de investidores pessoas físicas em FIIs. Conforme a Brasil, Bolsa, Balcão (B3), houve um salto que foi de cerca de 121 mil investidores em dezembro de 2017, para mais de 1,17 milhões em dezembro de 2020 e a mais de 2,1 milhões em maio de 2023. Tal crescimento pode ser associado à significativa redução da taxa SELIC, de 13,75% a.a. em dezembro de 2016 para 2% a.a. em agosto de 2020, ou ainda à popularização do acesso via smartphones aos bancos e corretoras digitais, que não cobram taxas de corretagem em operações com FII. Para a execução do trabalho foi realizado um levantamento de dados com 134 investidores participantes de um fórum de discussão sobre FIIs. Os resultados apontam que há diferenças no perfil e padrões de tomada de decisões de investimentos, diante de múltiplas variáveis relacionadas ao mercado de FIIs, entre os grupos de investidores mais experientes e menos experientes, sendo o primeiro formado pelos respondentes que já atuavam no mercado de FIIs antes de 2018 e o segundo formado pelos que passaram a atuar após a grande expansão observado a partir daquele ano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Cano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Carlos, Brasil (IFSP). Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui experiência nas áreas de Administração e Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia das Organizações; Economia de Empresas, Gestão de Agronegócios; Nova Economia Institucional; Finanças Corporativas; Finanças Pessoais Planejamento Financeiro; Gestão de Custos; Indústria Sucroalcooleira.

Cláudia Andressa Cruz Affonso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Carlos, Brasil (IFSP). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (EESC/USP). Atua nos seguintes temas: Open Source Design, Crowdsourcing, Gestão do Conhecimento e Inovação Tecnológica, Processo de Desenvolvimento de Produtos, Estratégias empresarias e Análise Organizacional.

Marcela Avelina Bataghin Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Carlos, Brasil (IFSP). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua nos seguintes temas: Engenharia de Produto; Gestão do Processo de Desenvolvimento de Produtos; Administração da Produção, Marketing, Logística e Gerenciamento de Resíduos

Meire Ramalho de Oliveira, Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Professora de Gestão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Capivari (IFSP - Capivari). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) . Principais temas de pesquisa: Gestão, Transferência de Tecnologia, Sustentabilidade, Economia Solidária e Educação.

Downloads

Publicado

2024-11-04

Edição

Seção

Artigos