Fatores preditores das finanças pessoais e da educação empreendedora na intenção de empreendedor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v14.1819

Resumo

A educação seja no aspecto financeiro ou empreendedor é um mecanismo crucial para o entendimento de operações financeiras e, consequentemente, influencia na vida empreendedora dos sujeitos. O ímpeto da intenção ou da efetivação de uma atividade empreendedora está largamente relacionado com a disponibilidade de fontes de financiamento. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência das finanças pessoais e da educação empreendedora na intenção de empreender. O delineamento metodológico da pesquisa é classificado como quantitativo, quanto à abordagem do problema é descritiva. Obteve-se uma amostra probabilística de 476 estudantes de escolas profissionalizantes situadas na região Noroeste do Ceará. Para a coleta de dados considerou-se o questionário do google docs de finanças pessoais, educação empreendedora e de Intenção Empreendedora (QIE). As questões foram fechadas fundamentadas numa escala do tipo Likert, de cinco pontos. A análise dos dados realizadas por meio do Software Stata possibilitou uma correlação entre os construtos das finanças pessoais e da educação empreendedora para a intenção empreendedora, avaliando o grau de relação linear entre as variáveis. Os resultados apontaram que as finanças pessoais e a educação empreendedora influenciam diretamente a intenção empreendedora. Contudo ainda falta conhecimento técnico sobre o processo legal de criação de uma empresa por parte dos alunos, apesar de existir a intenção de empreender. O estudo também permite identificar alguns avanços no campo da pesquisa sobre intenção empreendedora em um campo empírico ainda com escassez de entendimento que é a relação dos jovens com as questões financeiras, educacionais e o futuro laboral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Victor Andrade de Brito, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Ceará.

Antônia Marcia Rodrigues Sousa , Universidade Federal do Ceará (UFC)

Profª. Adjunta da Universidade Federal do Ceará - UFC - Campus Sobral, Cursos de Ciências Econômicas e Finanças. Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR; Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Ceará-UFC; Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA; Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Gama Filho. Graduação em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA; Graduação em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.

Kilvia Helane Cardoso Mesquita, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Sobral. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF) e Cursos de Ciências Econômicas e Finança (Graduação). Doutorado em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR/UFMG). Mestrado em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da UFC. Graduação em Administração de Empresas pela UFC. Experiência nas áreas de Economia da Saúde, com ênfase Avaliação de Tecnologias em Saúde; Educação Financeira, com a autoria do livro "Os 40 ladrões que existem em você: como identificar e superar a autossabotagem financeira"; Métodos Quantitativos e Políticas Públicas. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Economia da Saúde (GEPES). Editora convidada da Revista Integrativa de Inovações Tecnológicas nas Ciências da Saúde (REVISE/UFRB) e parecerista da Revista Contemporânea de Economia e Gestão (Contextus/UFC) e da Revista Cadernos ESP da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará.

Ruan Carlos dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Bacharel em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2002-2005). Licenciatura Plena em Filosofia e Ciências Sociais pela Faculdade Inetgrada Cruzeiro- FIC (2018). Bacharel em Teologia pela FAJE/ITESC (2006-2009). Especialização e MBA em Gestão Estratégica Empresarial pela FAPAG (2012). Especialização em Metodologia de ensino de Filosofia e Sociologia pela FACEL (2017-2018). MBA em Governança Corporativa pela UnIBF (2018-2019). Especialização em Auditoria e Perícia Contábil pela UnIBF (2019-2020). Especialização em Administração, Supervisão e Coordenação Escolar pela UnIBF (2019-2020). Bacharel em Administração pela UniFCV (2021). Bacharel em Ciências Contábeis pela UniCV (2022). Licenciatura em Pedagogia pela UNICV (2024). Mestrado em Administração pela UNIVALI (2015-2017). Associado na ANEGEPE (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas) e na ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos). Consultor/docente credenciado na École National D'Administration (ENA- Brasil). Doutorando em Administração pela UDESC-ESAG (2022).

Publicado

2024-10-21

Edição

Seção

Artigos