Custos e formação do preço de vendas em hotéis

Autores

  • Suzete Antonieta Lizote Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Sayonara de Fátima Teston Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Grazieli Vitali Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Charlize de Morais Noval Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-11.1126

Palavras-chave:

Custos. Desempenho. Preço de venda.

Resumo

Para competir no contexto ambiental presente, no qual o gerenciamento eficiente dos custos é determinante, adotar uma abordagem empreendedora na elaboração de estratégias torna-se um fator essencial para o sucesso das empresas. Com esse entendimento, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar a relação entre o desempenho organizacional e o gerenciamento dos custos dos hotéis. Metodologicamente, quanto aos seus objetivos, classifica-se como descritiva e em relação à abordagem do problema, foi quantitativa.  Os dados obtiveram-se junto a 26 hotéis localizados em Balneário Camboriú e Itajaí/SC por meio de uma survey com questionário, que levantava a percepção dos gestores. Os custos foram trabalhados segundo o método utilizado para estimá-los, o critério de precificação da diária, os principais custos de hospedagem e em relação a sua utilidade. Para a análise dos resultados foi empregada a Análise de Variância (ANOVA). Os resultados deste estudo evidenciaram que os hotéis que adotam o método de custeio baseado em atividades e formam o preço considerando os valores de mercado são os que possuem respectivamente maior desempenho. Confirma-se que a prática de custos não tem correlação com o desempenho.

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Biografia do Autor

Suzete Antonieta Lizote, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutora em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, Santa Catarina, Brasil. Docente do Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, Santa Catarina, Brasil.

Sayonara de Fátima Teston, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, Santa Catarina, Brasil. Docente do Mestrado Profissional em Administração no Programa de Pós-graduação em Administração, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Grazieli Vitali, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Mestranda em Administração no Programa de Pós-graduação em Administração Univerdiade do Vale do Itajai - UNIVALI - Itajaí - Sc- Brasil

Charlize de Morais Noval, Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI

Mestranda em Administração no Programa de Pós-graduação em Administração Universiade do Vale do Itajai - UNIVALI - Itajaí - Sc- Brasil

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Publicado

2020-04-28

Edição

Seção

Artigos