Estressores acadêmicos e estratégias de enfrentamento na formação de administradores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v16.2139

Palavras-chave:

estratégias de enfrentamento, estressores acadêmicos, universitários

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar os fatores de estresse acadêmico e as estratégias de enfrentamento adotadas por formandos do curso de Administração do Campus Avançado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), localizado na cidade de Pau dos Ferros/RN. A pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa, utilizou um questionário estruturado do google forms com link compartilhado por meio do WhatsApp a 28 estudantes do último semestre do curso. Os dados revelaram que os principais estressores acadêmicos estão relacionados à sobrecarga de atividades, conciliação entre trabalho e estudos, desapontamento com professores e com o conteúdo das disciplinas. Quanto às estratégias de enfrentamento, observou-se a predominância daquelas centradas na emoção, seguidas pelas de suporte social e, por fim, pelas focadas na resolução de problemas. A análise dos dados reforça que os estudantes utilizam múltiplas estratégias simultaneamente, conforme suas necessidades e recursos. Os resultados contribuem para a compreensão do impacto dos estressores acadêmicos sobre a saúde mental dos universitários e apontam a importância de ações institucionais voltadas à prevenção do adoecimento psicológico no ambiente acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilana Kessya da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Bacharelanda em Administração na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Maria Tatiana Peixoto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestra em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Sidnéia Maia de Oliveira Rego, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora no curso de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Bertulino José de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Antropologia Social e Cultural pela Universidade de Coimbra (UC). Professor no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Downloads

Publicado

2025-11-17

Edição

Seção

Artigos