Gestão e mídia do conhecimento: Educação em rede e os desafios da IAG na escrita acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v15.2061

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar as transformações da educação que ocorreram no contexto do avanço das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e mais recentemente com o surgimento da Inteligência Artificial Generativa (IAG) e o seu impacto no processo de ensino e aprendizagem, assim como para a personalização do ensino. Discute e faz uma análise sobre a gestão das mídias do conhecimento e a integração das TICs na educação, onde também é analisado o uso da IAG na escrita acadêmica e os efeitos da pandemia e da pós pandemia na educação. Não se pode negar que a pandemia acelerou esse processo, destacando a importância da educação a distância e do conceito de educação em rede. Reconhece a importância das ferramentas de análise de redes sociais (ARS) e do surgimento da IAG.  As considerações finais apontam que as TICs oferecem oportunidades para inovar na educação, e que essa inovação tenha a intencionalidade de uma educação em rede democrática que é fundamental que sejam acompanhadas de uma reflexão crítica, principalmente no que diz respeito a questões éticas, havendo a constatação da necessidade de investimento na inclusão digital e na formação dos profissionais da educação. O uso da Inteligência Artificial Generativa (IAG) em ambientes educacionais está transformando métodos de ensino e avaliação. Ferramentas de IAG apresentam potencial para personalizar o aprendizado e oferecer feedback imediato, mas também desafiam os sistemas tradicionais de avaliação e levantam preocupações sobre a autoria e a integridade acadêmica. 

Downloads

Biografia do Autor

Cristina Da Silva Reis, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/SC)

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional - Universidade Cesumar - UNICESUMAR. Especialista em Design Instrucional. Faculdade de Administração, Humanas e Exatas - FAHE.

Márcio Vieira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Felipe de Matos Muller, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

Dossiê temático: A inteligência artificial e a gestão organizacional