Custos e formação do preço de vendas em hotéis
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-11.1126Palavras-chave:
Custos. Desempenho. Preço de venda.Resumo
Para competir no contexto ambiental presente, no qual o gerenciamento eficiente dos custos é determinante, adotar uma abordagem empreendedora na elaboração de estratégias torna-se um fator essencial para o sucesso das empresas. Com esse entendimento, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar a relação entre o desempenho organizacional e o gerenciamento dos custos dos hotéis. Metodologicamente, quanto aos seus objetivos, classifica-se como descritiva e em relação à abordagem do problema, foi quantitativa. Os dados obtiveram-se junto a 26 hotéis localizados em Balneário Camboriú e Itajaí/SC por meio de uma survey com questionário, que levantava a percepção dos gestores. Os custos foram trabalhados segundo o método utilizado para estimá-los, o critério de precificação da diária, os principais custos de hospedagem e em relação a sua utilidade. Para a análise dos resultados foi empregada a Análise de Variância (ANOVA). Os resultados deste estudo evidenciaram que os hotéis que adotam o método de custeio baseado em atividades e formam o preço considerando os valores de mercado são os que possuem respectivamente maior desempenho. Confirma-se que a prática de custos não tem correlação com o desempenho.
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