Compras online: análise da influência das variáveis internas e externas no comportamento do consumo de universitários da mesorregião da fronteira sul

Juliana Karem Fonseca Coutinho, Elise Cristina Eidt, Everton Paulo Folletto, Janaína Gularte Cardoso

Resumo


Estudos dos processos envolvidos na seleção, compra, uso ou disposição de bens e serviços que visam satisfazer
necessidades e desejos dos indivíduos têm recebido contínuas contribuições na literatura acadêmica. O marketing
eletrônico, que promove conveniência ao romper barreiras impostas pelo tempo e distância, influencia, nesse sentido, o
processo de compra dos consumidores. Este estudo, de caráter descritivo, do tipo levantamento e de abordagem
quantitativa, possui como escopo investigar a influência das variáveis internas e externas no comportamento de compras
online dos acadêmicos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Para tanto, com o auxílio da ferramenta
Google Docs, coletou-se informações de uma amostra de 460 acadêmicos, da qual foram realizadas análises descritivas
com a utilização do software Microsoft Excel e SPSS Statistics. Dos respondentes, quatro em cada cinco já compraram
pelo menos uma vez algum produto pela internet, e, dentre os motivos para se utilizar dessa forma de compra, os mais
citados foram melhor preço, comodidade, possibilidade de consultar diversos preços, diversidade de produtos e
promoções. As variáveis externas que se mostraram de maior influência na compra online foram a cultura, membros da
família e amigos, e, dentre os fatores internos, foram citados principalmente o gênero, estilo de vida, valores pessoais e
motivação. Sugere-se que sejam realizadas novas investigações de menor abrangência e maior profundidade, a fim de
melhor compreender as variáveis internas do indivíduo, mais subjetivas e que, portanto, requerem maiores análises
qualitativas.

 


Palavras-chave


Comportamento do consumidor. E-consumer. Compra online.

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DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2017.v7n1.p93-110.463

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