Compartilhamento do conhecimento: um estudo de caso no Instituto Federal de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2019.v9n4.p177-194.926Palavras-chave:
Gestão do conhecimento. Compartilhamento do conhecimento. Instituições públicas.Resumo
A gestão do conhecimento é um fenômeno complexo e vem estabelecendo uma nova dinâmica na forma como as organizações compartilham o conhecimento, em especial as organizações públicas. As instituições públicas buscam o aprimoramento das ferramentas de gestão do conhecimento, com vistas ao cumprimento de sua missão, visão e ao alcance de seus objetivos estratégicos. Compreender como ocorre o compartilhamento do conhecimento em uma instituição pública de ensino constitui-se o objetivo deste estudo. Para isso, o trabalho investigou o uso de ferramentas de compartilhamento de conhecimento no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), por meio de análise documental e entrevista. Os resultados indicam que o compartilhamento de conhecimento se efetiva por meio de diferentes formas, das quais se destaca o uso do e-mail institucional, a realização de reuniões presenciais e não presenciais, a disponibilização de documentos em plataformas institucionais, a promoção de capacitações e o uso de aplicativo de mensagem instantânea. Estas ferramentas contribuem para a promoção da cultura de cooperação e união, favorecendo as relações entre os servidores que, por sua vez, desenvolvem seu trabalho com mais eficácia.
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