Um modelo conceitual para o processo de transferência do conhecimento em cluster

Autores

  • Vânia Simões Lopes Fioravanti Universidade Paulista- UNIP
  • Flávio Romero Macau

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2017.v1n1.p111-134.470

Palavras-chave:

Conhecimento. Redes. Cluster. Parque Tecnológico.

Resumo

Na transferência do conhecimento entre organizações inseridas em clusters, há fatores que podem inibir ou
facilitar esse processo, levando a uma melhor gestão, melhorando e facilitando o fluxo entre os participantes.
O objetivo deste trabalho é apresentar um modelo conceitual para estudo do processo de transferência do
conhecimento em cluster, identificando fatores que influenciam este processo. Este trabalho propõe um
estudo exploratório, conceitual, a partir de um estudo bibliográfico com coleta e análise de dados
secundários, decorrentes de publicações científicas, desenvolvida a partir de artigos de periódicos de 2011 a
2016 sobre transferência do conhecimento, redes e cluster. Verificou-se que a transferência do conhecimento
sofre a influência de diferentes fatores, que podem impactar esse processo, na medida em que organizações
inseridas em cluster têm dimensões distintas, tais como cooperação, relação com instituições de apoio,
mobilidade da força de trabalho e proximidade espacial. Foram delineados quatro pressupostos e fatores
que facilitam ou inibem a transferência do conhecimento entre organizações, que podem orientar os
estudos sobre clusters, tendo assim uma contribuição conceitual e metodológica. Como contribuição prática
gerencial, essa base pode orientar gestores em estratégias que visem explorar o potencial dos clusters.

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Biografia do Autor

Vânia Simões Lopes Fioravanti, Universidade Paulista- UNIP

Mestranda em Administração de Empresas, na linha de pesquisa de Redes de Negócios, na Universidade Paulista. Possui graduação em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2002), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e e MBA em Gestão Pública pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Instrutora da ESAF - Escola de Administração Fazendária e do Programa de capacitação dos TAEs UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo.Tem experiência na área de Administração e Administração Hospitalar, com ênfase em Administração Pública. Atualmente, exerce a função de Administrador na Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP.

Flávio Romero Macau

Doutor em Estratégia de Operações pela FGV / EAESP (2010), Mestre em Comportamento Organizacional pelo Mackenzie (2005), Pós-graduado em Gestão da Qualidade pela POLI / USP (1999), Engenheiro Mecatrônico POLI / USP (1996). Professor nos cursos de pós graduação lato sensu no Insper, no MBA In Company na FGV, e da graduação da UNIP, participa e coordena o núcleo de docentes permanentes do programa de Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Paulista - UNIP. Atua nas áreas de redes de empresas, gestão de operações, gestão do conhecimento e gerenciamento de projetos.

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Publicado

2017-01-09

Edição

Seção

Artigos