Mercado de trabalho nos meios de hospedagem: oferta e demanda de vagas

Autores

  • Creici Lamonato Faculdade Senac Chapecó Unoesc
  • Kellen Lazzaretti Faculdade Senac Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2016.v6n5.p127-140.443

Palavras-chave:

Mercado de trabalho. Meios de hospedagem. Vagas de trabalho. Seleção de pessoas.

Resumo

O mercado de trabalho nas organizações está relacionado com a oferta e demanda de vagas de emprego e tende a ser um fenômeno que envolve uma variedade de fatores internos e externos à organização. Diante disso, envolve processos organizacionais, como por exemplo, atração e seleção de pessoas, que necessitam de constante aperfeiçoamento e evolução para garantir eficiência e eficácia organizacional. O objetivo geral da pesquisa foi examinar a correspondência entre oferta e demanda das vagas de trabalho na esfera de atuação dos meios de hospedagem. Para atender o objetivo proposto investigou-se 16 organizações do segmento de Turismo do estado de Santa Catarina. A pesquisa foi caracterizada como quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório. A coleta de dados foi efetuada por meio de um questionário com perguntas de múltipla escolha enviado on-line. A oferta e demanda de vagas nos meios de hospedagem exige dos processos de gestão de pessoas constante renovação, uma vez que se identificou a necessidade de aperfeiçoamento dos processos de atração e seleção de pessoas e de planejamento de pessoal. Além disso, o segmento de Turismo carece de pessoal com as qualificações necessárias para as demandas do mercado de trabalho. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Creici Lamonato, Faculdade Senac Chapecó Unoesc

Possui graduação em Psicologia pela Unochapecó, Mestrado em Psicologia pela UFSC, especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Atualmente atua na área de Recursos Humanos na Aurora Alimentos e docente em disciplinas relacionadas ao comportamento humano na Institurição Senac Chapecó. Sua experiência profissional está relacionada aos processos de gestão de pessoas, tais como: avaliar, acompanhar e desenvolver comportamentos humanos.

Kellen Lazzaretti, Faculdade Senac Chapecó

Mestre em Administração pela Univali, Especialista em Gestão de Pessoas e Bacharel em Administração pela Unochapecó. Atua como Docente em cursos de Especialização na Unoesc Chapecó e em Cursos de Graduação e Especialização na Faculdade Senac SC. Atualmente é Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da Faculdade Senac Chapecó. 

Referências

ALBUQUERQUE, Lindolfo Galvão de; LEITE, Nildes Pitombo (Org.). Gestão de Pessoas: perspectivas estratégicas. São Paulo: Atlas, 2009.

BANOV, Maria Regina. Ferramentas da Psicologia Organizacional. 2. ed. São Paulo: CenaUn, 2004.

BRASIL. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Estatísticas básicas de turismo Brasil – ano 2013. Disponível em: <http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/dadosefatos/estatisticas_indicadores/estatisticas_basicas_turismo/>. Acessado em: 11 abr. 2015.

DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.

FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2010.

SEBRAE. Índice de competitividade do turismo nacional (Recurso eletrônico): destinos indutores do desenvolvimento turístico regional: Relatório Brasil 2014. Brasília, DF: SEBRAE, 2014.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Perfil da mão de obra no turismo no Brasil nas atividades características do turismo e ocupações. Brasília: Rio de Janeiro: IPEA, 2014.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Relatório com as estimativas definitivas da ocupação formal e informal em ACTs, para o Brasil e regiões, produzido a partir dos dados da Rais e da Pnad (dados de 2013). Rio de Janeiro: IPEA, 2015.

MELLO, Andreza Sampaio de et al. Práticas de recursos humanos na gestão do setor hoteleiro capixaba. Revista Turismo Visão e Ação, v. 13, n. 3, p. 362–379, set./dez. 2011.

OFFE, C.; HINRICH, K. Economia social do Mercado de trabalho: diferencial primário e secundário de poder. In: OFFE, C. (Org.). Trabalho & sociedade: problemas estruturais e perspectivas para o futuro da sociedade do trabalho. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984, p.43-81.

SPECTOR, Paul E. Psicologia nas Organizações. São Paulo: Saraiva, 2004.

VIEIRA, Adriane; PEREIRA, Gilberto Braga; LIMA, Cassia Helena Pereira. Tradição e modernidade nas práticas de recrutamento e seleção e contratação de pessoas em meios de hospedagem. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 8, n 2, p. 79-95, jul./dez. 2007.

ZANELLI, José Carlos; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt. Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PIELLUSCH, Marcos; TASCHNER Gisela Black. Indicadores de RH no setor hoteleiro: um estudo nas maiores redes no Brasil. O & S, Salvador, v. 16, n. 51, p. 665-686, out./dez. 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. 2001. Disponível em: <http://cursos.unisanta.br/civil/arquivos/Pesquisa_Cientifica_metodologias.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa de serviços de hospedagem 2011: Municípios das capitais, regiões metropolitanas das capitais e regiões integradas de desenvolvimento. Ministério do Turismo. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível em: <http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/export/sites/default/dadosefatos/outros_estudos/estudo_ibge_hospedagem/download_ibge_hospedagem/IBGE_-_Pesquisa_de_Servixos_de_hospedagem_2011_-_Relatxrio_Completo.pdf>. Acesso em: 26 out. 2016.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

WORLD TRAVEL & TOURISM COUNCIL (WTTC). Benchmarking Travel & Tourism Global Summary, Nov. 2013. Disponível em: <http://www.wttc.org/- media/files/reports/benchmark%20reports/2013_global_summary_1.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2015.

Downloads

Publicado

2016-11-22

Edição

Seção

Edição Especial Meios de Hospedagem