Labour market in the hospitality area : supply and demand of vacancies

Authors

  • Creici Lamonato Faculdade Senac Chapecó Unoesc
  • Kellen Lazzaretti Faculdade Senac Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2016.v6n5.p127-140.443

Keywords:

Labor market. Means of accommodation. Job vacancies. Attracting people. Selection of people.

Abstract

The labor market in organizations is related to the supply and demand of job vacancies and tends to be a phenomenon involving a variety of internal and external factors in the organization. This involves organizational processes, such as attraction and selection of people who require constant training and development to ensure organizational efficiency and effectiveness. The objective of this research was to analyze the correlation between supply and demand of job vacancies in the sphere of action of accommodation facilities. To achieve the proposed objective,16 organizations of the segment of Tourism in Santa Catarina State were studied. The research was characterized as quantitative, qualitative and exploratory. Data collection was conducted through a questionnaire with multiple choice questions submitted online. The supply and demand of jobs in the accommodation environment requires constant renewal in the processes of personnel management, since it identified the need for improvement in what concerns the attraction and selection processes of people and personnel planning. In addition, the Tourism segment lacks people with the conditions and qualifications needed for efficient operations and satisfactory level of quality.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Creici Lamonato, Faculdade Senac Chapecó Unoesc

Possui graduação em Psicologia pela Unochapecó, Mestrado em Psicologia pela UFSC, especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Atualmente atua na área de Recursos Humanos na Aurora Alimentos e docente em disciplinas relacionadas ao comportamento humano na Institurição Senac Chapecó. Sua experiência profissional está relacionada aos processos de gestão de pessoas, tais como: avaliar, acompanhar e desenvolver comportamentos humanos.

Kellen Lazzaretti, Faculdade Senac Chapecó

Mestre em Administração pela Univali, Especialista em Gestão de Pessoas e Bacharel em Administração pela Unochapecó. Atua como Docente em cursos de Especialização na Unoesc Chapecó e em Cursos de Graduação e Especialização na Faculdade Senac SC. Atualmente é Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da Faculdade Senac Chapecó. 

References

ALBUQUERQUE, Lindolfo Galvão de; LEITE, Nildes Pitombo (Org.). Gestão de Pessoas: perspectivas estratégicas. São Paulo: Atlas, 2009.

BANOV, Maria Regina. Ferramentas da Psicologia Organizacional. 2. ed. São Paulo: CenaUn, 2004.

BRASIL. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Estatísticas básicas de turismo Brasil – ano 2013. Disponível em: <http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/dadosefatos/estatisticas_indicadores/estatisticas_basicas_turismo/>. Acessado em: 11 abr. 2015.

DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.

FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2010.

SEBRAE. Índice de competitividade do turismo nacional (Recurso eletrônico): destinos indutores do desenvolvimento turístico regional: Relatório Brasil 2014. Brasília, DF: SEBRAE, 2014.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Perfil da mão de obra no turismo no Brasil nas atividades características do turismo e ocupações. Brasília: Rio de Janeiro: IPEA, 2014.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Relatório com as estimativas definitivas da ocupação formal e informal em ACTs, para o Brasil e regiões, produzido a partir dos dados da Rais e da Pnad (dados de 2013). Rio de Janeiro: IPEA, 2015.

MELLO, Andreza Sampaio de et al. Práticas de recursos humanos na gestão do setor hoteleiro capixaba. Revista Turismo Visão e Ação, v. 13, n. 3, p. 362–379, set./dez. 2011.

OFFE, C.; HINRICH, K. Economia social do Mercado de trabalho: diferencial primário e secundário de poder. In: OFFE, C. (Org.). Trabalho & sociedade: problemas estruturais e perspectivas para o futuro da sociedade do trabalho. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984, p.43-81.

SPECTOR, Paul E. Psicologia nas Organizações. São Paulo: Saraiva, 2004.

VIEIRA, Adriane; PEREIRA, Gilberto Braga; LIMA, Cassia Helena Pereira. Tradição e modernidade nas práticas de recrutamento e seleção e contratação de pessoas em meios de hospedagem. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 8, n 2, p. 79-95, jul./dez. 2007.

ZANELLI, José Carlos; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt. Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PIELLUSCH, Marcos; TASCHNER Gisela Black. Indicadores de RH no setor hoteleiro: um estudo nas maiores redes no Brasil. O & S, Salvador, v. 16, n. 51, p. 665-686, out./dez. 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. 2001. Disponível em: <http://cursos.unisanta.br/civil/arquivos/Pesquisa_Cientifica_metodologias.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa de serviços de hospedagem 2011: Municípios das capitais, regiões metropolitanas das capitais e regiões integradas de desenvolvimento. Ministério do Turismo. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível em: <http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/export/sites/default/dadosefatos/outros_estudos/estudo_ibge_hospedagem/download_ibge_hospedagem/IBGE_-_Pesquisa_de_Servixos_de_hospedagem_2011_-_Relatxrio_Completo.pdf>. Acesso em: 26 out. 2016.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

WORLD TRAVEL & TOURISM COUNCIL (WTTC). Benchmarking Travel & Tourism Global Summary, Nov. 2013. Disponível em: <http://www.wttc.org/- media/files/reports/benchmark%20reports/2013_global_summary_1.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2015.

Published

2016-11-22

Issue

Section

Edição Especial Meios de Hospedagem