Tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao turismo: possibilidades e tendências
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2016.v6n5.p13-34.427Palavras-chave:
Tecnologias da Informação e Comunicação. Meios de hospedagem. Terceira plataforma.Resumo
Este artigo é oriundo de um subprojeto intitulado Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para os meios de hospedagem, parte de uma pesquisa maior do Senac/SC com os meios de hospedagem, que visa identificar e propor indicadores de gestão para o segmento. Aqui apresenta-se uma análise bibliográfica das possibilidades de uso das TICs para esse setor e os resultados de uma fase exploratória que buscou identificar as tecnologias utilizadas no estado de Santa Catarina. Como resultados do trabalho, a análise é uma forma de mapear o que existe de tecnologia e as possibilidades futuras, bem como mostrarmos os resultados do questionário aplicado nas empresas do setor no estado. Dentre os recursos - dos quais há muito a ser utilizado pelos meios de hospedagem - está a terceira plataforma. As conclusões apontam para uma potencialidade enorme do uso das TICs para os meios de hospedagem que ainda não foram exploradas e dá pistas de lacunas de pesquisa que possam ser desenvolvidas a partir desta.
Downloads
Referências
ANTONIOU, Gregoris; VAN HARMELEN, Frank. A Semantic Web Primer. Cambridge: MIT Press, 2004. 238 p. Disponível em: <http://www.dcc.fc.up.pt/~zp/aulas/1213/pde/geral/bibliografia/MIT.Press.A.Semantic.Web.Primer.eBook-TLFeBOOK.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2015.
ANUAR, Jazira; MUSA, Mushaireen; KHALID, Khazainah. Smartphone’s Application Adotpion Benefits Using Mobile Hotel Reservation System (MHRS) among 3 to 5-star City hotels in Malaysia. Procedia – Social and Behavioral Sciences, n. 130, p. 552-557, 2014.
BERNERS-LEE, T. The Semantic Web. Scientific American, may/2001. Disponível em: <http://www-sop.inria.fr/acacia/cours/essi2006/Scientific%20American_%20Feature%20Article_%20The%20Semantic%20Web_%20May%202001.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2015.
BIZIRGIANNI, Ioanna; DIONYSOPOULOU, Panagiota. The influence of tourist trends of youth tourism through Social Media (SM) & Information Communication Technologies (ICTs). Procedia – Social anda Behavioral Sciences, n. 73, p. 652-660, 2013.
BRASIL. Estudo da competitividade do turismo brasileiro: tecnologia da informação aplicada ao turismo. Brasília: Ministério do Turismo, 2009.
BRASIL. Ministério do Turismo. Sistema brasileiro de classificação de meios de hospedagem: manual do usuário. [2011]. Disponível em: <http://www.classificacao.turismo.gov.br/MTUR-classificacao/mtur-site/downloads/manual_usuario_meio_de_hospedagem.pdf >. Acesso em: 11 ago. 2015.
BUHALIS, Dimitrios; O’CONNOR, Peter. Information Communication Technology Revolutionizing Tourism. Tourism Recreation Research, v. 30, n. 30, p. 7-16, 2005.
CARLOS JUNIOR, Antonio Mariano; BIANCOLINO, Cesar Augusto; MACCARI, Emerson Antonio. Cloud Computing and Information Technology Strategy. Journal of Technology Management & Innovation, v. 8, Special Issue, p. 179-288, 2013.
DAVENPORT, Thomas H. At the Big Data Crossroads: turning towards a smarter travel experience. [2013]. Disponível em: <http://www.bigdata.amadeus.com/assets/pdf/Amadeus_Big_Data.pdf>. Acesso em 22 abr. 2015.
E-BIT. Webshoppers 2015. São Paulo: [s.n.], 2015.
ELRAGAL, Ahmed. ERP and Big Data: The Inept Couple. Procedia Technology, n. 16, p. 242-249, 2014.
FERRAS, Karen. Hotel Urbano aumenta eficiência de campanhas com lean e big data. [2015]. Disponível em: <http://itforum365.com.br/noticias/detalhe/114626/hotel-urbano-aumenta-eficiencia-de-campanhas-com-lean-e-big-data>. Acesso em: 21 abr. 2015.
FESENMAIER, Daniel R. et al. A Framework of Search Engine Use for Travel Planning. Journal Of Travel Research. Thousand Oaks, p. 587-601. nov. 2011.
FUNDACIÓN TELEFÓNICA. Los MOOC em la Educación del futuro: la digitalización de la formación. Madrid: Fundación Telefónica, 2015; Barcelona: Ariel, 2015.
GENS, Frank. Accelerating Innovation – and Growth – on the 3rd Platform. [2014]. Disponível em: <http://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=252700>. Acesso em: 28 maio 2016.
Google. Think With Google: Travel & Tourism. 2015. Disponível em: <https://www.thinkwithgoogle.com/industries/travel-tourism.html>. Acesso em: 22 abr. 2015.
HERRERO CRESPO, Á.; SAN MARTÍN GUTIÉRREZ, H.; HERNÁNDEZ MOGOLLÓN, J.M. Perceived influence on behavior of user-generated content on social network sites: an empirical application in the hotel sector. Revista Española de Investigación de Marketing ESIC, v. 19, p. 12-23, 2015.
KUANG, Cliff. Disney’s $1 Billion Bet on a Magical Wristband. [2015]. Disponível em: . Acesso em: 22 abr. 2015.
LAMSFUS, Carlos et al. Going Mobile: Defining Context for Onthe- Go Travelers. Journal Of Travel Research. Thousand Oaks, p. 1-11. jun. 2014.
LAURO, Lauro de. TI vive a era da Terceira Plataforma. [2014]. Disponível em: <http://www.dualtec.com.br/blog/2014/09/11/a-era-da-terceira-plataforma/#rmcl>. Acesso em: 20 abr. 2014.
MAYER-SCHÖNBERGER, Viktor; CUKIER, Kenneth. Big data: como extrair volume, variedade, velocidade e valor da avalanche da informação cotidiana. São Paulo: Campus, 2013.
MAYOCK, Patrick. 5 ‘transformational’ changes at Wyndham. [2015]. Disponível em: <http://www.hotelnewsnow.com/Article/15570/5-transformational-changes-at-Wyndham>. Acesso em: 21 abr. 2015.
MILENKOVICH, Radmila. How is ewom becoming a part of marketing strategies? And what are the consequences? Part 1. [2015]. Disponível em: <http://www.brandba.se/blog/2015/3/13/how-is-ewom-becoming-a-part-of-marketing-strategies-and-what-are-the-consequences>. Acesso em: 28 maio 2016.
MOROSAN, Cristian. Extending the Technology Acceptance Model: Theoretical and Empirical Considerations of Guests’ Perceptions of Biometric Systems in Hotels. Journal Of Hospitality & Tourism Research. London, p. 52-84. fev. 2012.
MURPHY, Hilary Catherine; CHEN, Meng-mei. Online Information Sources Used in Hotel Bookings: Examining Relevance and Recall. Journal Of Travel Research. Thousand Oaks, p. 1-14. nov. 2014.
NFC é testada em quartos de hotel e em novos carros da BMW. [2011]. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/fsp/tec/tc0902201104.htm>. Acesso em: 21 abr. 2015.
OLIVEIRA, Débora. Cloud é a opção viável para CIOs, mas muitos não consideram o modelo. [2015]. Disponível em: <http://itforum365.com.br/noticias/detalhe/115258/cloud-e-opcao-viavel-para-cios-mas-muitos-nao-consideram-o-modelo->. Acesso em: 21 abr. 2015.
OLTEAN, Flavia Dana; ROZALIA, Manuela; CONTIU, Lia Codrina. Relation between information technology na performance: an empirical study concerning the hotel industry in Mures County. Procedia Economics and Finance, v. 15, p. 1535-1542, 2014.
SCHNEIDER, Kamila. A terceira plataforma da TI. Disponível em: <http://www.senior.com.br/a-terceira-plataforma-da-ti/>. Acesso em: 20 abr. 2014.
TSOUTSOS, Theocharis et al. Nearly Zero Energy Buildings Application in Mediterranean hotels. Energy Procedia, n. 42, p. 230-238, 2013.
TURCHIN, Billy. How hotel are using Big Data to help guests fell at home. [2014]. Disponível em: < http://www.forbes.com/sites/ibm/2014/12/15/how-hotels-are-using-big-data-to-help-guests-feel-at-home/>. Acesso em: 21 abr. 2015.
XIANG, Zheng; GRETZEL, Ulrike; FESENMAIER, Daniel R.. Semantic Representation of Tourism on the Internet. Journal Of Travel Research. Thousand Oaks, p. 440-453. maio 2009.
XIANG, Zheng et al. Assessing the Visibility of Destination Marketing Organizations in Google: A Case Study of Convention and Visitor Bureau Websites in the United States. Journal Of Travel & Tourism Marketing. Cambridge, p. 694-707. nov. 2010.
XIANG, Zheng et al. What can big data and text analytics tell us about hotel guest experience and satisfaction? International Journal Of Hospitality Management. p. 120-130. jan. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.