A abordagem socioconstrutivista na gestão escolar: uma parceria para a construção do conhecimento – estudo de caso em uma instituição escolar em Recife/PE
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2016.v6n1.p47-59.339Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento. Conhecimento. Aprendizagem sócioconstrutivista. Educação.Resumo
O presente artigo aborda o tema Gestão do Conhecimento e enfatiza a importância de suas práticas dentro de uma Instituição Escolar em Recife que utiliza a abordagem de ensino e aprendizagem socioconstrutivista. Por meio de estudo de caso, buscou-se criar indicadores para a criação de comunidade de prática da Instituição, que já trabalha elementos voltados para a Gestão do Conhecimento, a partir do aspecto de fazer uso do conhecimento tácito. Teve como objetivo verificar a situação atual da Instituição educativa e, a partir da análise dos dados coletados pela aplicação do método Organizational Knowledge Assessment, e as três dimensões (pessoas, processos e sistemas), revelar uma parceria para a construção do conhecimento. O resultado da pesquisa demonstrou que foi possível visualizar quais os pontos fortes e os fracos para a implantação de um plano de Gestão do Conhecimento, vinculada aos processos de trabalho. E que para a realização das atividades se faz necessário o comprometimento da alta gestão com o plano, ciente da importância da implantação de ferramentas da gestão do conhecimento não apenas no âmbito de suas práticas, mas no contexto educacional, atuando diretamente na condução do processo de diagnóstico junto aos colaboradores. Conclui-se que os resultados da pesquisa apresentam evidências consistentes das dimensões do conhecimento e orientações para o desenho do plano de Gestão do Conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.