Inovação aberta em serviços e o papel do cliente no ambiente de negócios: uma análise com estudantes universitários

Autores

  • Glessia Silva Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão
  • Débora Eleonora Pereira da Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2015.v5n3.p74-87.242

Palavras-chave:

Inovação aberta. Inovação em serviços. Clientes.

Resumo

O intenso fluxo de informações no ambiente competitivo obrigou as organizações a buscar como estratégia de inovação parcerias e fontes de conhecimento canalizadas em diversos agentes aos quais se comunica, compondo o que se denomina modelo de inovação aberta. Diante disso, o cliente passa a adquirir um novo papel dentro da cadeia de inovação das empresas, redefinindo a forma pela qual os serviços são prestados e alterando o padrão de competição das empresas. Com base nessas considerações, o artigo busca explorar como o cliente percebe-se dentro do paradigma da inovação aberta em sua relação com as empresas de serviços. Esta pesquisa é quantitativa com abordagem descritiva, partindo do método hipotético-dedutivo e tendo como estratégia de pesquisa uma survey realizada com estudantes universitários. Os dados foram coletados mediante o uso de questionário com perguntas fechadas e analisados por meio de análise fatorial exploratória, como forma de validar os construtos e suas dimensões e buscar por fatores capazes de demonstrar se as três hipóteses levantadas são válidas ou não: (i) os clientes atualmente percebem seu papel dentro da cadeia de inovação das empresas; (ii) os clientes valorizam empresas de serviços que inovam abertamente; e (iii) o modelo de inovação aberta modificou o ambiente de negócios na perspectiva do cliente. Como resultado obteve-se a validação das hipóteses levantadas e a elaboração de um modelo intitulado “Modelo dos Seis Fatores de Percepção”, que representa a percepção do cliente perante o modelo de inovação aberta.

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Biografia do Autor

Glessia Silva, Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Mestra em Administração pela mesma instituição, na linha de pesquisa Inovação e Tecnologia (2013). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Processos Gerenciais. Tem interesse de pesquisa em: inovação, inovação aberta, micro e pequenas empresas, empreendedorismo, estratégia e finanças corporativas. Lecionou na Universidade Federal de Sergipe como professora substituta do Departamento de Administração, nas disciplinas de custos, finanças e produção. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão, na área de estudo Gestão Empresarial.

Débora Eleonora Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe (UFS) dos cursos de graduação (presencial e a distância) e do mestrado em Administração. Ocupa, atualmente, o cargo de Diretora do Centro Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso, Especialização em Gerenciamento de Empresas de Turismo (UFS) e em Qualidade e Produtividade (UFBA), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua nas seguintes áreas: gestão da inovação e em serviços, gestão de qualidade, turismo e gestão da produção e operações, logística.

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Publicado

2015-07-03

Edição

Seção

Artigos