Implementação de práticas lean manufacturing para otimização do processo produtivo de rações em uma agroindústria
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v14.2038Resumo
A manufatura enxuta, também conhecida como Lean Manufacturing, é uma filosofia que visa aprimorar produtos e processos industriais. Ela fundamenta-se na redução de desperdícios e na criação de valor alinhado às necessidades dos clientes. Para otimizar esses processos, é essencial empregar uma variedade de ferramentas estratégicas específicas que possam ser adaptadas às particularidades do processo e assim atingir as melhorias desejadas. Como base nisto, o objetivo deste artigo foi a implementação de ferramentas do Lean Manufacturing para eliminar ou reduzir os desperdícios gerados no processamento das rações, com intuito de diminuir o Lead Time operacional. Para atingir o objetivo, propôs-se realizar um o Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV), que permitiu mapear o estado atual do processo de produção, detalhando todas as etapas, fluxos de materiais e informações, além de abordar gargalos e desperdícios. Em seguida, foi desenvolvido o MFV para o estado futuro, utilizou-se ferramentas adicionais do Lean Manufacturing como Padronização de Processos, Troca Rápida de Ferramentas (TRF)e plano de ação (5W2H). Com o auxílio dessas ferramentas, foi possível desenvolver práticas que otimizassem o processo. Implementou-se procedimentos operacionais padronizados e reduziu-se o tempo de troca entre produções distintas com a implementação da TRF na agroindústria, otimizando a gestão da produção. A adoção das ferramentas do Lean Manufacturing não apenas aumentou a eficiência na linha de produção, mas também fortaleceu aspectos financeiros e estratégicos da operação.
Palavras-chave: Mapeamento do fluxo de valor. Trabalho padronizado. Troca rápida de ferramentas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Navus - Gestão e Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.