Implementação de práticas lean manufacturing para otimização do processo produtivo de rações em uma agroindústria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v14.2038

Resumo

A manufatura enxuta, também conhecida como Lean Manufacturing, é uma filosofia que visa aprimorar produtos e processos industriais. Ela fundamenta-se na redução de desperdícios e na criação de valor alinhado às necessidades dos clientes. Para otimizar esses processos, é essencial empregar uma variedade de ferramentas estratégicas específicas que possam ser adaptadas às particularidades do processo e assim atingir as melhorias desejadas. Como base nisto, o objetivo deste artigo foi a implementação de ferramentas do Lean Manufacturing para eliminar ou reduzir os desperdícios gerados no processamento das rações, com intuito de diminuir o Lead Time operacional. Para atingir o objetivo, propôs-se realizar um o Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV), que permitiu mapear o estado atual do processo de produção, detalhando todas as etapas, fluxos de materiais e informações, além de abordar gargalos e desperdícios. Em seguida, foi desenvolvido o MFV para o estado futuro, utilizou-se ferramentas adicionais do Lean Manufacturing como Padronização de Processos, Troca Rápida de Ferramentas (TRF)e plano de ação (5W2H). Com o auxílio dessas ferramentas, foi possível desenvolver práticas que otimizassem o processo. Implementou-se procedimentos operacionais padronizados e reduziu-se o tempo de troca entre produções distintas com a implementação da TRF na agroindústria, otimizando a gestão da produção. A adoção das ferramentas do Lean Manufacturing não apenas aumentou a eficiência na linha de produção, mas também fortaleceu aspectos financeiros e estratégicos da operação.

Palavras-chave: Mapeamento do fluxo de valor. Trabalho padronizado. Troca rápida de ferramentas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cezar Fortes, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologia e Gestão da Inovação (PPGTI) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (2010) e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (2011) e Engenharia de Produção (2019), ambas pela mesma universidade. Especialista em Qualidade e Produtividade com ênfase em Lean Six Sigma pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2022) e técnico em Agropecuária, com habilitação em Agro, pelo CEDUP - Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva (2004). Gerente de Produção na Cooperativa Agroindustrial Alfa.

Gustavo Lopes Colpani , Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Professor titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó nos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos e nos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão da Inovação (PPGTI) e Ciências Ambientais (PPGCA). Experiência na área de Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Tratamento de Águas e Efluentes, Operações Unitárias, Projetos, Eletroquímica, Eletro-oxidação, Fotocatálise, Fotoeletrocatálise, Polímeros Condutores, Terras Raras e Compósitos Polímero-Metal Ionoméricos.

Cleunice Zanella, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2017). Mestra em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul (2011). Especialista em Gestão da Produção (2006) e graduada em Administração (2004) pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Professora titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó-SC - UNOCHAPECO. Professora Permanente do Programa de Mestrado em Contábeis e Administração e do curso de graduação em Administração - UNOCHAPECO. Líder do grupo de pesquisa Competitividade Empresarial, atua também como membro do grupo de pesquisa Controle de Gestão e Desenvolvimento da Unochapecó. Diretora de Educação Continuada e Extensão - UNOCHAPECÓ. Diretora de Desenvolvimento de Núcleos Empresariais da Associação Comercial e Industrial de Chapecó - ACIC. Foi coordenadora do curso de Administração da Unochapecó (2010-2014; 2016-2019).

Francieli Dalcanton, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Professora dos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Tecnologia e Gestão da Inovação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Graduação em Engenharia de Alimentos pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (2003), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2006) e doutorado em Engenharia de Alimentos também pela UFSC, tendo realizado doutorado sanduíche na Universidade de Córdoba, Espanha, no Departamento de Bromatologia e Tecnologia de Alimentos (2010). Experiência na área de Engenharia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase nos seguintes temas: microbiologia preditiva, desenvolvimento de produtos, valorização de resíduos, encapsulamento de óleos essenciais com atividade antimicrobiana, gestão da qualidade, filosofia Lean e produção mais limpa.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

Artigos