Rede Neural Convolucional aplicada na análise de sentimentos em comentários de clientes de empresa do ramo varejista
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v16.2028Resumo
A Análise de Sentimentos é utilizada no processamento de linguagem humana para detectar opiniões, emoções ou atitudes positivas, negativas ou neutras em textos. Ela permite que empresas compreendam as emoções expressas pelos clientes por trás das palavras ao abrir possibilidades que vão desde melhorias no atendimento até a apoiar a gestão do cliente. A Rede Neural Convolucional (RNC) é uma técnica da Inteligência Artificial (IA) aplicável a este tipo de análise. Assim, o objetivo deste trabalho foi aplicar RNC na Análise de Sentimentos em comentários de clientes de uma empresa do ramo varejista para apoiar a gestão do cliente. Em adição, comparou-se os resultados dos experimentos com os resultados dos indicadores detratores do NPS (Net Promoter Score) da empresa. Para atingir o objetivo acima foi selecionada uma base de dados de atendimento aos clientes. Os principais resultados da análise estão relacionados a determinados aspectos dos produtos e serviços da empresa, dentre os quais destacam-se: cartão, limite, pagamento, aumento e dificuldade de atendimento nos canais disponibilizados pela empresa. Quanto ao cruzamento dos atributos relativos ao perfil do cliente com os resultados de NPS foi possível identificar os comentários e principais argumentos segregados por gênero, faixa etária, nível de renda e localidade de domicílio de clientes com NPS detratores. Conclui-se que foi possível conhecer o cliente a partir dos comentários elaborados pelos mesmos e que a solução desenvolvida é capaz de auxiliar na gestão do cliente em empresas varejistas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Navus - Gestão e Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.