Estudo de Tendências na Pesquisa Acadêmica Utilizando Inteligência Artificial Generativa: o Método ACDL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v15.2005

Resumo

O uso da tecnologia da informação, mais especificamente a Inteligência Artificial Generativa, na pesquisa em instituições de ensino superior se justifica devido ao elevado volume de dados e informações acessíveis que, de outra maneira, levaria muito tempo para serem analisados. A celeridade do acesso à informação dá razão para oferecer ferramentas que permitam a captação de ideias prováveis de se tornarem realidade. Deste modo, o objetivo desta pesquisa é propor um itinerário de levantamento de tendências voltadas à pesquisa acadêmica usando iterações em ferramentas de Inteligência Artificial Generativa, com inspiração no Método Delphi. A metodologia de pesquisa é de caráter qualitativo, com revisão de literatura em artigos científicos e realização de enquetes com especialistas da área de Gestão Universitária para demonstrar o estudo de tendências acerca do futuro da universidade. Os resultados percebidos durante a pesquisa indicam a possibilidade de análise de tendências acerca da gestão universitária por meio de ferramentas de Inteligência Artificial Generativa. As conclusões iniciais deste estudo propositivo foram apresentadas em eventos acadêmicos com boa aceitação da crítica especializada.

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Biografia do Autor

Ariél Philippi Machado, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrado Profissional em Administração Universitária em andamento (UFSC). Mestre em Teologia (PUCPR).

Carlos Alberto Kalinovski Hoffmann, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrado Profissional em Administração Universitária em andamento (UFSC). Especialista em Direito Público (Legale).

Daniel de Andrade Varela, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrado Profissional em Administração Universitária em andamento (UFSC).

Luciana Oliveira Penna dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrado Profissional em Administração Universitária em andamento (UFSC). Especialista em Gestão de Documentos e Informação (AVM Educacional).

Alexandre Moraes Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC).

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Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

Dossiê temático: A inteligência artificial e a gestão organizacional