Aprimorando a comunicação com o cliente interno por meio da IA: o caso de uma instituição de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v15.1966

Resumo

Este estudo teve como objetivo aprimorar os processos de comunicação interna em uma mantenedora de instituições de ensino, a instituição Beta. Verificou-se por meio do diagnóstico realizado que a equipe da área de benefícios estava dispendendo muito tempo para o atendimento às dúvidas dos colaboradores, por vários canais, deixando de se concentrar em projetos estratégicos e, devido à sobrecarga de trabalho, podendo incorrer em erros. Buscou-se, por meio da implantação de um chatbot que os colaboradores da instituição Beta tivessem à sua disposição um mecanismo de autosserviço que fosse suficiente para atender boa parte das demandas que antes exigiam a intervenção de alguém da equipe de benefícios. O projeto piloto implantado mostrou alto grau de satisfação dos clientes internos e potencial para melhoria na organização do tempo dos colaboradores da área, se mostrando uma solução escalável e replicável em outros contextos.

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Biografia do Autor

Katia Vicentini Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Mestre em Administração do Desenvolvimento de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sergio Silva Dantas, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Doutor em Psicologia Social. Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

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Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

Dossiê temático: A inteligência artificial e a gestão organizacional