Análise das práticas realizadas no setor têxtil para mitigação de emissões de gases de efeito estufa
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v14.1899Resumo
As empresas do setor têxtil são responsáveis por emitir quantidades significativas de gases de efeito estufa, tornando fundamental que implementem medidas para reduzir seu impacto no clima. Neste sentido, este estudo teve como objetivo geral analisar as práticas adotadas por indústrias têxteis para mitigação das mudanças climáticas. Foram realizadas entrevistas com três empresas do setor têxtil brasileiro, com respondentes de cargos de direção e de áreas voltadas às questões de sustentabilidade das empresas. A partir dos dados obtidos, foi possível observar práticas para mitigação das emissões de gases de efeito estufa adotadas em três eixos temáticos. No eixo de mudanças climáticas observou-se: análise do ciclo de vida dos produtos, cultura organizacional voltada à mitigação das mudanças climáticas; realização de relatório de emissões; política interna de ações para mitigação das mudanças climáticas; ações colaborativas e parcerias, além de consideração das mudanças climáticas nos investimentos. A respeito dos dados obtidos sobre o eixo de carbono zero, as práticas mais adotadas foram de gestão de resíduos; inventário de emissões e adoção de sistemas de produção e equipamentos com eficiência energética. O eixo de perspectivas de descarbonização para 2050 revelou como práticas mais adotadas o uso de fontes de energia renováveis e a comunicação dos resultados de sustentabilidade/mitigação das emissões.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Navus - Gestão e Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.