A Influência da Capacidade Absortiva no Desempenho Inovativo dos Grupos de Pesquisa no Piauí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v14.1872

Resumo

Este estudo analisou a influência das dimensões da capacidade absortiva (potencial e realizada) sobre o desempenho inovativo dos grupos de pesquisa das instituições de ensino superior públicas no Piauí. A pesquisa foi realizada entre julho e setembro de 2023, abrangendo o universo de 670 grupos de pesquisa nas seguintes instituições: Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A amostra foi composta por 90 líderes de grupos de pesquisa, representando cerca de 13,4% do universo total pesquisado. Os resultados indicam que as dimensões da capacidade absortiva (potencial e realizada) exercem um efeito positivo no desempenho inovativo, tanto no que se refere à inovação comportamental quanto à inovação tecnológica. Assim, recomenda-se que os líderes dos grupos de pesquisa adotem rotinas e processos contínuos de renovação do conhecimento para melhorar seus resultados de inovação. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda sobre como a capacidade absortiva influencia o desempenho inovativo dos grupos de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romario Martins de Sousa, Instituto Federal do Piauí

Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Piauí (UFPI, 2023). É Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Piauí (IFPI) desde 2014. Foi Coordenador de Apoio Pedagógico no IFPI/Campus Uruçuí (2020-2022). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Organização - GEPGOR.

Marcio Nannini da Silva Florencio, Instituto Federal do Piauí

Professor de administração do Instituto Federal do Piauí. Doutor em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe, Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú, UVA. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão e Organização.

Luis Felipe Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular do Depto. de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria e Bolsista do CNPq nível 2. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Graduado em Matemática pela Universidade Franciscana, UFN. Lider do Grupo de Pesquisa GPCET.

Thiago Assunção de Moraes, Universidade Estadual do Piauí, Campus Barros Araújo - Picos

Doutor, mestre e bacharel em Administração. Professor colaborador do PPGP da Universidade Federal do Piauí, professor adjunto da Universidade Estadual do Piauí e líder do grupo de pesquisas ESCADA (CNPq), membro do grupo de pesquisas (GPCIber/UFPB - CNPq) e do Observatório UESPI/Covid2019 (CNPq) e Pesquisador visitante no UNIAG (Applied Management Research Unit) no Instituto Politécnico de Bragança, Portugal. 

Mauricio Mendes Boavista de Castro, Universidade Federal do Piauí, Campus Universitário Ministro Petrônio Portella.

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Campus João Pessoa/PB (2021). Doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Del Museo Social Argentino em Buenos Aires/Argentina (2006). Mestre em Economia de Empresas do Setor Público pela Universidade Federal do Ceará - UFC em Fortaleza/Ceará (2010). Especialização em Consultoria Empresarial pela SUDENE/CEBRAE/UFPE (1982), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas/RJ (2003), Especialização em Ensino a Distância pela Faculdade UNINOVAFAPI (2011). Graduação em Administração de Empresas pela Associação de Ensino Superior do Piauí - AESPI (2002) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí (1981). Professor efetivo da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Campus Ministro Petrônio Portela em Teresina/Piauí desde 2013. 

Alexandre Rodrigues Santos, Universidade Federal do Piauí, Campus Universitário Ministro Petrônio Portella.

Doutor em Administração pela UFPB (2021), Mestre em Administração pela UNIFOR (2015), Especialista em Gestão Empresarial pela UFPI (2005) e Bacharel em Administração pela UFPI (2003). Atualmente é Administrador da UFPI, já tendo ocupados as funções de Secretário Administrativo do CCHL, Assessor da Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, Presidente da Comissão de Licitação e Diretor Administrativo e Pró-Reitor de Administração da UFPI, Professor do Programa de Pós Graduação em Administração Pública.

Downloads

Publicado

2024-10-21

Edição

Seção

Artigos