Mapeamento das características do empreendedorismo transgênero no Brasil: um olhar para a Plataforma EmpoderaTrans
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v14.1840Resumo
O objetivo deste artigo é mapear as características do empreendedorismo transgênero no Brasil por meio da análise descritiva dos negócios cadastrados no EmpoderaTrans, plataforma virtual voltada para a divulgação e visibilidade do empreendedorismo de pessoas transgêneras no país. Metodologicamente, a pesquisa é descritiva e exploratória, com uma análise dos conteúdos publicados na plataforma investigada. A amostra é composta por 92 empreendimentos, e os resultados demonstraram que 66% deles se referem a serviços profissionais, sendo que a maior parte dos serviços (31%) são de design gráfico e de edições de imagens e vídeos. Em relação ao alcance geográfico da atuação dos negócios, 29 (32%) atuam a nível nacional por meio da internet e 16 (17%) atendem unicamente na cidade de São Paulo. O estudo contribui teoricamente com a ampliação dos estudos de empreendedorismo social e de grupos minorizados, a partir da apresentação das áreas mais empreendidas, dos locais atendidos e do formato dos atendimentos. Além disso, visibiliza a atuação de pessoas trans no empreendedorismo, estimulando a criação de outros imagéticos sociais sobre pessoas transgêneras no Brasil que estão tentando acessar outros espaços sociais, para além da prostituição, que é compulsória para 90% de mulheres trans e travestis no país, devido aos preconceitos estruturais enraizados na sociedade, que lhes negam acesso ao mercado de trabalho formal. A originalidade da pesquisa está associada à lacuna na literatura sobre empreendedorismo social, que menciona apenas as pessoas cisgênero como empreendedoras, ficando as pessoas transgêneras, à margem dos estudos de empreendedorismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Navus - Revista de Gestão e Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.