A análise de emoções na predição do desempenho acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2022.v12.p01-15.1690

Palavras-chave:

análise de emoções, mineração de dados educacionais, desempenho acadêmico.

Resumo

A identificação de emoções, principalmente nos cursos da modalidade de Educação a Distância (EAD), pode ser relevante para a gestão do ambiente visando a melhoria do desempenho acadêmico do aluno. Este estudo tem como objetivo propor uma ferramenta computacional para a identificação de relações entre emoções predominantes no ambiente de aprendizado e o desempenho acadêmico dos estudantes no âmbito da EAD. Para tal, foram utilizadas as interações textuais em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) ocorridas entre professores e alunos. Foram utilizadas técnicas de processamento de linguagem natural para análise de emoções sobre um corpus extraído das bases de dados de um AVA, complementado por dados de identificação e rendimento obtidos no sistema de gestão acadêmica. O corpus inicial foi composto por 1602 mensagens, com nível de granularidade de sentença, trocadas no contexto uma disciplina oferecida em 2019. Destas, foram selecionadas 1347 (84,03%), que puderam ser classificadas de acordo com a polaridade dos sentimentos (Positivo, Negativo ou Neutro) e emoções predominantes (Tristeza, Alegria, Medo, Aversão e Raiva). A ferramenta proposta foi construída sobre as APIs do ambiente de inteligência artificial Watson da IBM. Essa ferramenta tem o potencial de fornecer a tutores e gerentes informações úteis para a tomada de decisões e mitigação de possíveis problemas.

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Biografia do Autor

William Marinho Santos, Mestre em Governança, Tecnologia e Inovação. Universidade Católica de Brasília (UCB)

Mestre em Governança, Tecnologia e Inovação MGTI

Helga Cristina Hedler, Universidade Católica de Brasília (UCB) Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)

UCB - MGTI

IESB - MGEO

Edilson Ferneda, Universidade Católica de Brasília (UCB)

UCB - MGTI

Hercules Antonio do Prado, Universidade Católica de Brasília (UCB)

UCB - MGTI

Breno Giovanni Adaid Castro, Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)

IESB - MGEO

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Publicado

2022-02-12

Edição

Seção

Artigos