Avaliação da eficiência da metodologia 5S no Setor Público: uma pesquisa aplicada em uma Organização Militar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-27.1451

Palavras-chave:

Administração Pública. Gestão pela Qualidade Total. Programa 5S. 5S na Administração Pública.

Resumo

Nos últimos trinta anos, após a promulgação da constituição de 1988, através do controle social, que permite a efetiva participação da sociedade, não só na fiscalização da aplicação dos recursos públicos como também na formulação e no acompanhamento da implementação de políticas, as organizações públicas têm sido cada vez mais cobradas, pelo cidadão, no que se refere ao aumento da qualidade dos serviços e redução de desperdícios. Por esse motivo, observa-se que modelos de Gestão pela Qualidade Total estão se tornando cada vez mais presentes na administração pública. Afinal, esses modelos permitem que a qualidade dos serviços públicos e a sua performance organizacional alcancem níveis mais altos, além de permitir a identificação de oportunidades de melhoria para o setor. O programa 5S, além de ser citado na literatura como a base para a implantação de qualquer sistema de gestão pela qualidade total, destaca-se pela sua simplicidade, pelo incentivo à participação de todos os colaboradores da organização e pela capacidade de aumentar a efetividade dos processos organizacionais. Face ao exposto, este trabalho propõe-se a analisar quais fatores organizacionais contribuem para a implementação do Programa 5S, no setor público, através de uma revisão de literatura, seguida de uma pesquisa com especialistas e de um Estudo de Grupo Focal, em uma Organização Militar localizada na cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente, em um navio de guerra, onde um dos seus setores apresentou desempenho superior, em relação aos demais, através da implementação, no seu dia a dia, dos princípios do programa 5S. A presente pesquisa se classifica como mista, pois inclui abordagens quantitativas e qualitativas e como exploratória, pois busca explorar o que está acontecendo e fazer perguntas a respeito de determinado assunto. Os resultados da pesquisa foram que os seguintes fatores contribuíram para a implementação com sucesso do Programa 5S, na organização estudada: Envolvimento e Comprometimento dos Empregados, Treinamento dos Empregados, Boa Comunicação Interna, Liderança, Monitoramento ou Auditoria da implementação do Programa 5S, Presença de um facilitador do 5S, Comprometimento da Alta Administração e Cultura Organizacional.

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Biografia do Autor

Victor Silva Araújo, Universidade Federal Fluminense

Mestrando em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Ciências Navais pela Escola Naval (2007) e Especialização em Superfície com ênfase em Eletrônica pelo Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (2011). Atualmente é Capitão de Corveta da Marinha do Brasil.

Sergio Luiz Braga França, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Engenharia Civil (UFF), ênfase em Gestão, Produção, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável. Graduado em Engenharia Civil (UFF). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFF). Professor Associado I do Departamento de Engenharia Civil (UFF). Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade (NITS/UFF). Professor credenciado no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Gestão (LATEC/UFF). Membro da Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Excelência em Gestão (CNEG). Avaliador de periódicos científicos nacionais e internacionais. Atuou em auditorias nas áreas de Gestão Ambiental e Gestão da Qualidade. Desde 2004 atua em projetos de P&D nas áreas de Sustentabilidade, Qualidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Segurança do Trabalho.

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2021-01-29

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Artigos