Custos para servir: um estudo em uma indústria de etiquetas personalizadas
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-16.1322Palavras-chave:
Gestão Estratégica de Custos. Custo para servir. Indústria de etiquetas.Resumo
A pesquisa teve por objetivo evidenciar o resultado dos principais clientes de uma indústria de etiquetas personalizadas com a aplicação dos custos para servir. A partir de uma abordagem qualitativa e descritiva foi realizada um estudo de caso. Os dados foram obtidos mediante entrevista e análise documental. Os resultados apontaram que o processo produtivo da empresa contempla quatro grupos de atividades, que foram categorizadas em Administrativo, Comercial, Desenvolvimento e Produção. As atividades Comercial e Produção consumiram mais recursos indiretos no período, em torno de 53% e 22%, respectivamente. Os custos mais representativos foram salários e encargos, Pró-labore e comissões, que perfizeram 70% dos custos indiretos totais. A lucratividade global da empresa representou 7,56%, porém os clientes B e C apresentaram prejuízo de 10% no período analisado, principalmente devido aos elevados custos indiretos nas atividades Comercial e Desenvolvimento. Conclui-se que a aplicação da técnica custos para servir revela diversas informações para a gestão dos negócios, mas requer uma série de controles que exigem mudança de cultura e capacitação dos indivíduos envolvidos com o gerenciamento de custos. Estas evidências enfatizam a importância do gerenciamento de custos, em organizações que adotam o sistema de custeio por ordem.
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