Marketing Digital e o Comportamento de Compra do Consumidor: Um Panorama das Publicações e Proposição de Agenda de Pesquisa

Autores

  • Weverson Soares Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PPGA - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
  • Martin de La Martiniere Petroll Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Henriques de Sousa Júnior Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rudimar Antunes da Rocha Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-17.1300

Palavras-chave:

Marketing Digital. Comportamento de compra. Agenda de Pesquisa.

Resumo

Dados de mercado revelam crescimento no acesso à internet e na conectividade de pessoas e empresas. Neste contexto, o marketing digital tem sido incorporado nas estratégias de diversas empresas. Em face da importância do tema, buscou-se, neste estudo, através de uma pesquisa bibliométrica seguida de uma revisão sistemática integrativa, mapear a compreensão da influência do marketing digital no comportamento de compra dos consumidores e propor uma agenda de pesquisa acerca do tema. Para isto, foram avaliados artigos publicados nas bases de dados: Ebsco, Periódicos Capes, Scopus, Spell e Web of Science entre os anos de 2000 a 2019. Os resultados apontaram que mais de 60% das publicações foram realizadas entre os anos de 2016 e 2019 e que temas emergentes como “IOT”, “economia compartilhada” e “marketing sensorial digital” são passiveis de melhor investigação. Estudos transculturais e longitudinais de temas como “influenciadores digitais” e “marketing boca a boca on-line” figuraram entre importantes gaps teóricos. Sugere-se estudos transculturais que permitam evidenciar características e gatilhos na utilização do marketing boca a boca digital, opção por modalidade de compra em grupo, opções por empresas com iniciativas sustentáveis e envolvendo a compra por impulso.

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Biografia do Autor

Weverson Soares Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PPGA - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

MESTRANDO EM ADMINISTRAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA

Martin de La Martiniere Petroll, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Administração e professor na Universidade Federal de Santa Catarina

João Henriques de Sousa Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina

Rudimar Antunes da Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Administração e professor na Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2020-08-24

Edição

Seção

Artigos