Aplicação do método analytic hierarchy process (ahp) na priorização das ações de inovações em serviços em um estudo de multicaso
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-19.1006Palavras-chave:
Inovação. Serviços. Processo decisório.Resumo
Para alcançar maiores desempenhos junto ao setor de serviços ou em qualquer aspecto organizacional, é importante que ocorram mudanças constantes em busca de melhorias, e nisso se insere a inovação. Desta maneira, a realização de inovações vem a contribuir para o desempenho das organizações. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo empregar o método AHP para melhor compreender as ações de inovações em um estudo de multicaso. Realizou-se a pesquisa na região norte do Rio Grande do Sul com três empresas de pequeno porte do setor de serviços (Academia, Boate e Provedora de internet), aplicando o método AHP para priorizar a tomada de decisão das empresas investigadas. Como resultado a Empresa “A” priorizou a liderança e a cultura (25,96%), a empresa “B” destacou a liderança, aprendizagem organizacional e o marketing (19,43%) e a Empresa “C” priorizou a liderança e a aprendizagem organizacional (29,07%). Diante destes resultados, as empresas podem verificar quais são os critérios que estão sendo destacados, mas, além disso, quais são aqueles que não estão recebendo a devida importância. Assim, é possível criar estratégias para melhorar os pontos mais fracos do negócio, gerando maiores resultados.
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