Competence-based management: an analysis of competences on the perspective of IBAMA public servants
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2019.v9n1.p74-86.778Keywords:
Management. Competence. Public service.Abstract
It is a challenge for contemporary organizations, be they public or private, to use management tools that can provide the sustainability of a certain degree of competitiveness. In order to achieve competitive advantage, the practice and the literature in the area have pointed to the competence-based management as a possible solution. Thus, this article aims to analyze competencies in the perception of the public servants of the fiscal area of the Brazilian Institute of Environment and Renewable Natural Resources - IBAMA. For this purpose the research was classified as applied, exploratory and descriptive, and also as literature, documentary and field research, based on semi-structured interview, for a case study. We studied the organization, its history and we have performed an organizational analysis. The justification for the approach was to adapt and review the position of the employees, identifying the gaps and making adjustments according to the competence and knowledge of each one. Thus, it was observed that the Competence-based Management in the public institutional environment,or even in the private sector, has created a more harmonious working environment. Most of the federal environmental agents have very well defined and clear notions of the importance of the work each of them performs. Finally, as a suggestion for the institution, it is necessary that managers engage in solving internal problems in the inspection area.Downloads
References
ANDRADE, C. R.; CKAGNAZAROFF, I. B. Seleção e Monitoramento de Empreendedores Públicos à Luz da Gestão por Competências. Revista de Administração Pública, v. 52, n. 3, p. 469-485, 2018.
ANDRADE. M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
BONELLI, F.; CABRAL, S. Efeitos das competências no desempenho de contratos de serviços no setor público. Revista de Administração Contemporânea, v. 22, n. 4, p. 487-509, 2018.
BRANDÃO, H. P.; BABRY, C. P. Gestão por competência: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Servidor Público, Brasília, v. 56, n. 2, p. 179-194, 2005.
BRANDÃO, H. P.; GUIMARÃES, T. de A. Gestão de competência e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? Revista de Administração de Empresas - RAE, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 8-15, jan. 2001.
BRASIL. Lei nº. 7.735 de 22 de fevereiro de 1989. Dispõe sobre a extinção de órgão e de entidade autárquica, cria o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e dá outras providências. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7735.htm. Acesso em: 10 mar. 2018.
BRASIL. Decreto nº. 5.707 de 23 de fevereiro de 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5707.htm. Acesso em: 10 mar. 2018.
CAPUANO, E. A. Gestão por competências no setor público: experiências de países avançados e lições para o Brasil. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 66, n. 3, p. 371-394, 2015.
CHEETHAM, G.; CHIVERS, G. Towards a holistic modelo of professional competence. Journal of European Industrial Training, Bradford, v. 20, n. 5, p. 20-30, 1996.
______. The reflective (and competence) practitioner. A model of professional competence with seeks to harmonise the reflective practitioner and competence based approaches. Journal of European Industrial, Bradford, v. 22, n. 7, p. 267-276, 1998.
CRESWELL, J. W. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
DUTRA, J. S. Administração de carreiras. São Paulo: Atlas, 1996.
DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004.
DUTRA, J. S. HIPÓLITO, J. A. M.; SILVA, C. M. Gestão de pessoas por competência: o caso de uma empresa do setor de telecomunicações. Revista Administração Contemporânea, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 161-176, 2000.
FERREIRA. P. I. Gestão por competências. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
FLEURY, A. FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formações de competências. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
FLEURY, M. T.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 5, p. 183-196, 2001.
FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2012.
GRAMIGNA, M. R. Modelo de competências e gestão dos talentos. São Paulo: Makron Books, 2002.
IBAMA. IBAMA Santa Catarina. Página inicial. Disponível em: https://www.ibama.gov.br/institucional/unidades-do-ibama/ibama-sc#superintendenciadoibamaemsantacatarina. Acesso em: 10 mar. 2018.
MATTAR, J. Metodologia científica na era digital. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
MALHOTRA et al. Introdução a Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
NONAKA, I. TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.
PAIVA, K. C. M; MELO, C. O. L. Competências, gestão de competências e profissões: perspectivas de pesquisas. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 12, n. 2, p. 339-368, abr./jun. 2008.
PATALAS-MALISZEWSKA, J.; HOCHMEISTER, M. Modeling strategic-knowledgeresource management based on individual competencies in SMES. Contemporary Economics, v. 5, n. 2, p. 72-79, jun. 2011.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
PORTER, M. E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
PRAHALAD, C. K.; HAMEL, G .The core competence of the corporation. Harvard Business Review, v. 68, n. 3, p. 1-17, maio/jun. 1990.
RABAGLIO, M. O. Seleção por competência. 4. ed. São Paulo: Educator, 2001.
RESENDE, E. O Livro das competências. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.
ROPÉ, F.; TANGUY, L. Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. São Paulo: Papirus,1997.
RUAS, R. L; Gestão por competências: uma contribuição à estratégia das organizações. In: RUAS, R. L.; ANTONELLO, C. S.; BOFF, L. H. (org.). Aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, p. 25-68, 2005.
SANT’ANA, R. G. S.; et al. Competências na Formação em Administração: Um Estudo em Curso de Graduação de Universidade Pública Brasileira. RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 16, n. 2, p. 479-504, 2017.
SEFIANI, N.; et al. Process of identifying competencies based on a functional approach. International Journal of Engineering Science and Technology, v. 4, n. 1, p. 265-275, jan. 2012.
SKORKOVÁ, Z. Competency models in public sector. Procedia Social and Behavioral Sciences, v. 230, p. 226-234, 2016.
SOUZA, E. C. L. de. Gestão de organizações de aprendizagem. Brasília: UnBSESI, 2001.
VALADÃO JÚNIOR, V. M.; et al. Formação de Competências do Gestor Público. Revista Capital Científico - Eletrônica, v. 15, n. 1, p. 1-18, 2017.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookmann, 2009.
ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.
Published
Issue
Section
License
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.