Visual merchandising no varejo de moda e a experiência do consumidor: um estudo bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2018.v8n3.p81-98.669Keywords:
Visual Merchandising. Varejo de Moda. Experiência do Consumidor. Atmosfera de Loja. Comportamento do Consumidor.Abstract
As técnicas de visual merchandising são utilizadas no varejo de moda a fim de adquirir vantagem competitiva frente a um cenário cada vez mais dinâmico e desafiador. Ademais, os consumidores atuais não almejam apenas o produto ideal, mas principalmente a experiência advinda deste processo de busca e aquisição O presente estudo investiga a produção científica referente à utilização das técnicas de visual merchandising no varejo de moda associado à experiência do consumidor. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliométrica em periódicos nacionais e internacionais com a utilização das bases de dados Ebsco, Scopus, Spell, Web of Science e Scielo, abrangendo o escopo dos últimos sete anos (2010-2016). Após a coleta dos dados, foi realizada a análise de conteúdo, sendo esta uma pesquisa de abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Dentre os resultados foi possível identificar, além das variáveis de visual merchandising mais pesquisadas, possíveis lacunas teóricas ainda a serem desenvolvidas, tais como às relacionadas ao varejo online, área em crescimento, mas ainda incipiente em termos de pesquisa acadêmica, e as que associam as variáveis de visual merchandising com a experiência de compra como um todo, sendo estas variáveis normalmente estudadas de forma isolada.
Downloads
References
ABBOTT, Lawrence. Quality and Competition: An Essay in Economic Theory. New York: Columbia University Press, 1955.
ALDERSON, W. Marketing behavior and executive action. Homewood, IL: Richard D. Irwin, 1957.
ARAÚJO, Carlos AA. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em questão, v. 12, n. 1, p. 11-32, 2006.
BABIN, Barry J.; DARDEN, William R.; GRIFFIN, Mitch. Work and/or fun: measuring hedonic and utilitarian shopping value. Journal of consumer research, v. 20, n. 4, p. 644-656, 1994.
BAEK, Eunsoo et al. An exploratory study on visual merchandising of an apparel store utilizing 3D technology. Journal of Global Fashion Marketing, v. 6, n. 1, p. 33-46, 2015.
BAILEY, Sarah; BAKER, Jonathan. Visual merchandising for fashion. Londres: Bloomsbury Publishing Plc, 2014.
BAKER, Julie; GREWAL, Dhruv; PARASURAMAN, Ananthanarayanan. The influence of store environment on quality inferences and store image. Journal of the academy of marketing science, v. 22, n. 4, p. 328-339, 1994.
BLESSA, Regina. Merchandising no ponto-de-venda. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
CANT, Michael C.; HEFER, Yolandé. Visual merchandising displays-functional or a waste of space in apparel retail stores?. Gender & Behaviour, v. 11, n. 1, p. 5336-5441, 2013.
CARÙ, Antonella; COVA, Bernard. Revisiting consumption experience: A more humble but complete view of the concept. Marketing theory, v. 3, n. 2, p. 267-286, 2003.
CERVELLON, Marie-Cécile; COUDRIET, Rachael. Brand social power in luxury retail: Manifestations of brand dominance over clients in the store. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 41, n. 11/12, p. 869-884, 2013.
CHOO, Ho Jung; YOON, So-Yeon. Visual merchandising strategies for fashion retailers. Journal of Global Fashion Marketing, v. 6, n. 1, p. 1-3, 2015.
DE FAULTRIER, Brigitte; TOWERS, Neil. An exploratory packaging study of the composite fashion footwear buying framework. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 18, n. 5, p. 463-470, 2011.
DONOVAN, Robert; ROSSITER, John. Store atmosphere: an environmental psychology approach. Journal of retailing, v. 58, n. 1, p. 34-57, 1982.
FEIJÓ, Fabrício Rodrigues; BOTELHO, Delane. Efeito dos fatores de merchandising nas vendas do varejo. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 52, n. 6, p. 628-642, 2012.
FELIPE, Israel JS et al. Encantos dos Elementos Constitutivos no Visual Merchandising das Vitrinas: um estudo de caso sobre a percepção do consumidor Natalense. Interface, v.11, n. 2, p. 6-25, 2014.
FISTER, Sarah; TI, Chihmin; BURNS, Leslie Davis. Consumer Responses to Retail Display Design Features. Design Principles & Practice: An International Journal, v. 4, n. 4, p. 375-383, 2010.
GIGOŁA, Marta. Impact of Visual Merchandising on Consumers’ Behaviour while Buying Apparels. Konsumpcja i Rozwój, v. 2, p. 73-83, 2014.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GUDONAVIČIENĖ, Rasa; ALIJOŠIENĖ, Sonata. Visual Merchandising Impact on Impulse Buying Behaviour. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 213, p. 635-640, 2015.
HEFER, Yolande; CANT, Michael. Visual Merchandising Displays: Wasted Effort Or Strategic Move? The Dilemma Faced By Apparel Retail Stores. The Journal of Applied Business Research, v. 28, n. 6, p. 1489-1496, 2012.
HOLBROOK, Morris B.; HIRSCHMAN, Elizabeth C. The experiential aspects of consumption: Consumer fantasies, feelings, and fun. Journal of consumer research, v. 9, n. 2, p. 132-140, 1982.
IAROCCI, Louisa (Ed.). Visual merchandising: The image of selling. Ashgate Publishing, Ltd., 2013.
KERNSOM, Thitipann; SAHACHAISAEREE, Nopadon. Strategic Merchandising and Effective Composition Design of Window Display: A Case of Large Scale Department Store in Bangkok. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 42, p. 422-428, 2012.
KOTLER, Philip. Atmospherics as a marketing tool. Journal of retailing, v. 49, n. 4, p. 48-64, 1973.
KRISHNAKUMAR, M. The role of visual merchandising in apparel purchase decision. IUP Journal of Management Research, v. 13, n. 1, p. 37, 2014.
KWON, Hyun Ju; BRINTHAUPT, Thomas M. The motives, characteristics and experiences of US Black Friday shoppers. Journal of Global Fashion Marketing, v. 6, n. 4, p. 292-302, 2015.
LAW, Derry; WONG, Christina; YIP, Joanne. How does visual merchandising affect consumer affective response? An intimate apparel experience. European Journal of marketing, v. 46, n. 1/2, p. 112-133, 2012.
LEMON, Katherine N.; VERHOEF, Peter C. Understanding customer experience throughout the customer journey. Journal of Marketing, v. 80, n. 6, p. 69-96, 2016.
LI, Z.; CASSIDY, Thomas. Optimum visual angle for fashion retail window display. International Journal of Fashion Design, Technology and Education, v. 4, n. 1, p. 3-11, 2011.
LORENZO-ROMERO, Carlota et al. Analyzing the User Behavior toward Electronic Commerce Stimuli. Frontiers in Behavioral Neuroscience, v. 10, p. 224-242, 2016.
LUND, James R. Let them see change. The Bottom Line, v. 24, n. 3, p. 185-186, 2011.
MEHRABIAN, Albert; RUSSELL, James A. An approach to environmental psychology. Cambrigde: The MIT Press, 1974.
MEHTA, Neha; CHUGAN, Pawan K. The impact of visual merchandising on impulse buying behavior of consumer: a case from Central Mall of Ahmedabad India. Universal Journal of Management v. 2, p. 76-82, 2013.
MIOTTO, Ana Paula; PARENTE, Juracy Gomes. Retail evolution model in emerging markets: apparel store formats in Brazil. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 43, n. 3, p. 242-260, 2015.
MOAYERY, Meysam; ZAMANI, Samar; VAZIFEHDOOST, Hosein. Effect of Visual Merchandising on Apparel Impulse Buying Behaviors among Iranian Young Adult Females. Indian Journal of Science and Technology, v. 7, n. 3, p. 360-366, 2014.
NOBBS, Karinna; FOONG, Kar Mun; BAKER, Jonathan. An exploration of fashion visual merchandising and its role as a brand positioning device. Journal of Global Fashion Marketing, v. 6, n. 1, p. 4-19, 2015.
NOBBS, Karinna; MOORE, Christopher M.; SHERIDAN, Mandy. The flagship format within the luxury fashion market. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 40, n. 12, p. 920-934, 2012.
OPRIS, M.; BRĂTUCU, G. Visual Merchandising Window Display. Bulletin of the Transilvania University of Brasov. Series V: Economic Sciences, v. 6, n. 2, p. 51-56, 2013.
ORNELAS, Carla de. Mercado de moda é o que mais cresce no Brasil. 2015. Disponível em: <http://portal.metodista.br/rpcom/carreiras-e-tendencias/mercado-de-moda-e-o-que-mais-cresce-no-brasil>. Acesso em: 19 nov. 2015.
PARK, Hyun Hee; JEON, Jung Ok; SULLIVAN, Pauline. How does visual merchandising in fashion retail stores affect consumers’ brand attitude and purchase intention?. The International Review of Retail, Distribution and Consumer Research, v. 25, n. 1, p. 87-104, 2015.
PARK, Hyun Hee; LI, Qin; JEON, Jung Ok. A Cross-Cultural Study of Consumer Responses According to Visual Merchandising Type and Situational Involvement. AP-Asia-Pacific Advances in Consumer Research, v.9, n. 1, p. 134 -134, 2011.
PEGLER, M. M. Visual merchandising and display. 6th ed. New York: Fairchild Books, 2012.
REZAEI, Sajad; AMIN, Muslim; KHAIRUZZAMAN WAN ISMAIL, Wan. Online repatronage intention: an empirical study among Malaysian experienced online shoppers. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 42, n. 5, p. 390-421, 2014.
SCOTT, Hannah. Symphonic Shopping: From Masculine Visuality to Feminine Aurality in Zola’s Au Bonheur des Dames. Dix-Neuf, v. 18, n. 3, p. 259-271, 2014.
SHIN, Jong Kuk; PARK, Min Sook; MOON, Min Kyung. Do Eco friendly VMD and Store Reputation Increase Satisfaction of Retail Customers? Psychology & Marketing, v. 32, n. 12, p. 1148-1157, 2015.
SINGH, Atul Sen; KUMAR, R. Satish. Impact of Visual Merchandising on Brand Equity: An Empirical Study on Premium Apparel Retailers. International Journal of Multidisciplinary Approach & Studies, v. 2, n. 6, p. 68-81, 2015.
SOMOON, Kanokwan; SAHACHAISAREE, Nopadon. Design Elements and Users’ Perceptual Response: A Case of Window Display Design for Adolescent Merchandising. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 50, p. 685-690, 2012.
TURLEY, Lou W.; MILLIMAN, Ronald E. Atmospheric effects on shopping behavior: a review of the experimental evidence. Journal of business research, v. 49, n. 2, p. 193-211, 2000.
VERHOEF, Peter C. et al. Customer experience creation: Determinants, dynamics and management strategies. Journal of retailing, v. 85, n. 1, p. 31-41, 2009.
WU, Juanjuan et al. Fashion product display: An experiment with Mockshop investigating colour, visual texture, and style coordination. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 41, n. 10, p. 765-789, 2013.
WU, Juanjuan; KIM, Angella; KOO, Jayoung. Co-design visual merchandising in 3D virtual stores: a facet theory approach. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 43, n. 6, p. 538-560, 2015.
YAOYUNEYONG, Gallayanee; FOSTER, Jamye K.; FLYNN, Leisa R. Factors impacting the efficacy of augmented reality virtual dressing room technology as a tool for online visual merchandising. Journal of Global Fashion Marketing, v. 5, n. 4, p. 283-296, 2014.
ZORRILLA, P. Nuevas tendencias en merchandising Generar experiencias para conquistar emociones y fidelizar clientes. Distribución y Consumo, n. 65, p. 13-20, 2002.
Published
Issue
Section
License
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.