Contributions of the social networks in the open innovation process: a literature review

Authors

  • Marina Carradore Sérgio Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-3942-2249
  • Regina Wundrack do Amaral Aires Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andrigo Rodrigues Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • João Artur de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gertrudes Aparecida Dandolini Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2018.v8n2.p57-72.612

Keywords:

Open innovation. Social networks. Innovation.

Abstract

The present study is a mapping of the literature with the purpose of presenting the contributions of social networks in the process of open innovation. In order to do so, this scientific research, of theoretical nature, and of qualitative and exploratory approach, used as a methodological procedure the bibliographic review through a systematic search in the international databases: Scopus, Science Direct and IEEE Xplore. The research led to the conclusion that organizations have sought a more open model of innovation production, including actors and knowledge outside the company, using social networks as a medium. This evolution has fostered the emergence of new methods and tools supported by information and communication technologies (ICTs) adapted to the innovation process.

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Author Biographies

Marina Carradore Sérgio, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Araranguá, Santa Catarina, Brasil, em 2013. Possui mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atualmente é aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC), na área de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Suas principais áreas de pesquisas são: Gestão de Ideias, Ontologia, Análise de Agrupamentos, Engenharia de Ontologia, Descoberta de Conhecimento em Bases Textuais e Gestão de Ideias.

Regina Wundrack do Amaral Aires, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da UFSC, Especialista na área de Gestão com MBA em Gestão Estratégica de Instituições de Educação Profissional e Tecnologia (2013) pela Faculdade SENAI/SC Florianópolis e Especialização em Gestão Empresarial (2010) pela UNOESC. Bacharel em Secretariado Executivo (2008) pela UNOESC, com Registro Profissional SRTE/SC 1226 de 27/06/2011. Técnica em Agropecuária (2002) pelo CEDUP Getúlio Vargas. Pesquisadora no ENGIN - Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento/UFSC/CNPQ. Atua como Especialista em Educação na Gerência de Educação e Tecnologia do Departamento Regional do SENAI/SC, atuando na Coordenação Estadual do Programa Nacional de Acesso do Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC e na modalidade de Cursos Técnicos.

Andrigo Rodrigues, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2005), graduação em Bacharelado em Estatística na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2011) e Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEM pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2015). Tem experiência na área de Estatística, atuando nos seguintes temas: Plano amostral, Pesquisas de Mercado, Marketing, Opinião Pública, Eleitoral e Marketing Político, Contagem de fluxo, Cadastramentos e Diagnósticos Socioeconômicos. Atualmente é Professor Titular nos cursos de Administração e Administração com Enfâse em Comércio Exterior e Estatístico, na UNESC.

João Artur de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), Mestrado em Matemática e Computação Científica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), Graduação em Direito pelo Universidade do Sul Catarinense (UNISUL).Trabalhou na Universidade Federal de Pelotas de 1993 a 2007 como professor na área de Matemática, atuando também em Educação a Distância. Enquanto professor da Universidade Federal de Pelotas foi coordenador do Curso de Matemática a Distância, trabalhando com ambiente virtual de aprendizagem, preparação de material didático, e objetos de aprendizagem. Atualmente é Professor da Universidade Federal de Santa Catarina do Departamento de Engenharia do Conhecimento líder do Grupo de Pesquisa IGTI e membro do Grupo ENGIN - Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento. Na graduação tem trabalhado com disciplinas das áreas de Métodos Quantitativos de Pesquisa, Gestão da Inovação, Lógica Matemática e Técnicas da Engenharia do Conhecimento. Na pós-graduação tem atuado como professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC na área de Engenharia do Conhecimento. Atuando nas áreas de pesquisa: Gestão da Tecnologia da Informação, Educação a distância, Inovação, Gestão da Inovação e Inteligência para Inovação. Tem experiência na área inteligência artificial, mais especificamente: Redes neurais, conjuntos difusos e Algoritmos genéticos.

Gertrudes Aparecida Dandolini, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre(1997) e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), e licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Foi professora da Universidade Federal de Pelotas entre 2003 e 2007, onde foi coordenadora do curso de Matemática e do curso de Matemática na modalidade a distância. Foi pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) até 2011. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina do Departamento de Engenharia do Conhecimento, um dos líderes do Grupo de Pesquisa IGTI e do ENGIN - Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento. Na graduação tem trabalhado com a disciplina de Teoria Geral dos Sistemas, Criatividade e Inovação e Gestão da Inovação. Na pós-graduação é professora do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC na área de inovação. Área de pesquisa atua principalmente com: Front End da Inovação, Inteligência para Inovação, Gestão de Inovação, Inovação Social e Universidade Corporativa.

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Published

2018-04-01

Issue

Section

Articles