Strategic alliances and networks of associations in small retail markets

Authors

  • Daniel Paiva Mendes Mestrando em Administração - Programa de Pós-graduação PPGA/Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Rute Kenneds Fernandes Queiroz Graduação em Administração. Centro Universitário Católica de Quixadá
  • Roberta Dutra de Andrade Mestranda em Administração - Programa de Pós-graduação PPGA/Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Elda Fontinele Tahim Doutora em Ciências Econômica.Programa de Pós-graduação PPGA/Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2018.v8n1.p88-101.582

Keywords:

Strategic alliances. Competitive specificities. Strategic cooperation.

Abstract

This article aims to identify the competitive and cooperative specificities adopted by a small retailers’ network, who found in associations a way to keep competitive in the current market. Strategic alliances and associative networks have been seen as an alternative for small retailers to increase strategic policies against competitors and the arrival of big players in same market. The small retail network market studied in this article united in favor of same objectives to provide its participants with a greater market competitiveness, such as mix of products, growth possibility, logistics cost reduction, greater bargaining power with suppliers, new technologies insertion in company, strategy reformulation to guarantee the strengthening of the enterprise and the production of resources to be invested in its basic competences. The research was conducted in nine of the twelve companies associated to retailers’ network in four different cities. An important contribution of this study is that network of associations has brought significant gains for the survival of the associated companies as well as the strengthening of the network brand through strategic cooperation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniel Paiva Mendes, Mestrando em Administração - Programa de Pós-graduação PPGA/Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestrando em Administração - Programa de Pós-graduação PPGA/UECE

Rute Kenneds Fernandes Queiroz, Graduação em Administração. Centro Universitário Católica de Quixadá

Graduação em Administração. Centro Universitário Católica de Quixadá

Roberta Dutra de Andrade, Mestranda em Administração - Programa de Pós-graduação PPGA/Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestrando em Administração - Programa de Pós-graduação PPGA/UECE

Elda Fontinele Tahim, Doutora em Ciências Econômica.Programa de Pós-graduação PPGA/Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Ciências Econômica.Programa de Pós-graduação PPGA/Universidade Estadual do Ceará - UECE

References

AMATO NETO, J. Redes de cooperação produtiva e clusters regionais oportunidades para as pequenas e médias empresas. São Paulo: Atlas, 2000.

ANDIA FILHO. L.; LEPSCH. S. L. Comunicação de marketing em rede de pequenos supermercados: Um estudo de caso na associação regional de supermercados do interior de estado de São Paulo. REA - Revista Eletrônica da Administração, v. 3, n. 1, p. 1-9, 2004.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 1979.

BRASILEIRO, A.F.; MORANDI, T.A. As forças e estratégias de Michael Porter no ramo audiovisual: estudo de caso de uma produtora São João Del-Rei (MG). Revista Iniciacom, v. 6, n. 1, p. 1-12, 2014.

BRITTO, J. N. P. Cooperação interindustrial e redes de empresas. In: KUPFER, David;

HASENCLEVER, Lia (Org.). Economia industrial: Fundamentos teóricos e práticos no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2013. p. 211-230.

CACB. CONFEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS E EMPRESARIAIS DO BRASIL. É do Brasil. [2017a]. Disponível em: <http://cacb.org.br/sobre-a-cacb/historia>. Acesso em: 22 ago. 2017.

______. Associativismo para desenvolver o negócio. [2017b]. Disponível em: <http://cacb.org.br>. Acesso em: 22 ago. 2017.

CAMARGO, S. M.; TOALDO. A. M. M.; AREL SOBRINHO, Z. O layout como ferramenta de marketing no varejo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 33., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo, SP: ANPAD, 2009. p. 1-16.

DELALIBERA. P. H. A. Modelos de compras conjuntas adotados em arranjos Inter organizacionais: pesquisa levantamento no estado de Minas Gerais. 2010. Dissertação Mestrado (Mestre em Ciências em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.

DELLAGNELO, E.H.L.; SILVA, R. C. Análise de conteúdo e sua aplicação em pesquisa na administração. In.: VIEIRA, M.M.F; ZOUAIN, D. M. (Org.). Pesquisa Qualitativa em administração: teoria e prática. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2005. p.97-108.

GODOI, C. K.; MATTOS, P. L. C. L. Entrevista qualitativa: instrumento de pesquisa e evento dialógico. In: GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. (Org.). A pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 301-323.

GOMES, R. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M.C.S; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 79-108.

JARILLO, J. Carlos. On Strategic Networks. Strategic Management Journal, [S. l.], v. 9, p. 31-41, 1998.

KLEIN, D. B. et al. Alianças estratégicas como forma de obter vantagem competitiva: um estudo teórico sobre o tema. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 9., 2012, Maceió. Anais... Maceió, AL: AEDB, 2012. p.1-9.

KOTLER, P. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

LEWIS, J. Alianças Estratégicas: estruturando e administrando parcerias para o aumento da lucratividade. São Paulo: Pioneira, 1992.

LIMEIRA, T. M. V. Administração das comunicações de marketing. Gestão em Marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.

LOPES, F. F. et al. Estratégias de rede de empresa: o associativismo no pequeno varejo alimentar. In: SEMINÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO PPGA/FEA/USP, 7., 2004, São Paulo. Anais... São Paulo, SP: USP, 2004. p. 1-15.

LORANGE; P.; ROSS, J. Aliança Estratégicas: formulação, implementação e evolução. São Paulo: Atlas, 1996.

MAÑAS, A. V.; PACANHAN, M. N. Alianças estratégicas e redes associativistas como fonte de vantagem competitiva no varejo de material de construção. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, n. 14, p. 19-32, 2004.

MENDEL, P. R.; FERREIRA, G. C. A gestão de Alianças estratégicas como base para a inovação tecnológica: o caso de uma empresa petroquímica. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 24., 2006, Gramado. Anais... Gramado, RS: ANPAD, 2006. p.1-17.

MENDES, A. M. Pesquisa em psicodinâmica: a clínica do trabalho. In: MENDES, A. M. (Org.). Psicodinâmica do trabalho: teoria, método e pesquisas. São Paulo: All Books Casa do Psicólogo, 2007. p. 66-86.

MARQUI. A. C.; GUIRRO. A.B.; MERLO. E.M. Vantagens decorrente da formação de associações de compra: um estudo de caso. REA - Revista Eletrônica da Administração, v. 3, n. 2, p. 1-11, 2004.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

MINTZBERG, H. et al. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4. ed. Porto Alegre: Bookeman, 2007.

MINTZBERG, H.; QUINN, J. B. O Processo da Estratégia. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. 2. ed. São Paulo: Sênior, 2009.

NOHRIA, N. Is a network perspective a useful way of studying organizations? In: NOHRIA, Nitin; ECCLES, Robert G. Networks and organizations: structure, form, and action. Cambridge: Harvard University Press, 1992, p.1-22.

OLIVEIRA, D. P. R. Estratégia Empresarial e Vantagem Competitiva. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

OLIVEIRA, L. A estratégia Organizacional na competitividade: um estudo teórico. READ – Revista Eletrônica de Administração, v. 10, n. 4, p. 1-23, 2004.

PIRES, A. P. Amostragem e pesquisa qualitativa: ensaio teórico e metodológico. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p.154-201.

PORTER, M. E. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Elsevier, 1989.

ROYER, R. As estratégias competitivas genéricas de Porter e o novo paradigma da customização em massa. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 30., 2010, São Carlos. Anais... São Carlos, SP: ANPAD, 2010, p. 1-14

SCHMITT, V. G. H; MORETTO NETO, L. Associativismo, comércio justo e desenvolvimento territorial sustentável: a experiência da toca tapetes. REGE Revista de Gestão, São Paulo, n. 3, p. 323-333, jul. 2011.

SEBRAE. Conheça o processo básico para se formar uma associação e quais as etapas. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos>. Acesso: 24 nov. 2016.

SILVA, P. M. Abordagem multinível em redes: Análise da produção científica. R. Adm. FACES Journal, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 141-151, jan./mar. 2015.

SILVA. E. L.O; BARROS. A.S.; CLARO. J. A. C.S. A vantagem competitiva dos pequenos varejistas de material para construção diante de grandes empresas do setor. Revista da Micro e Pequenas Empresas, Campo Limpo Paulista, v. 8, n. 1, p. 32-51, 2014.

SOUSA, G. H. B.; LEONE, R. J. G. O associativismo no setor supermercadista: um estudo de caso da formação de uma rede de pequeno varejista em Mossoró/RN. Revista Estratégia e Negócio, Florianópolis, n. 2, p. 89-117, 2010.

TAUHATA, T. L.; MACEDO-SOARES, T.D. Redes e alianças estratégicas no Brasil: caso cvrd. RAE-eletrônica, v. 3, n. 1, art. 4, jan./jun. 2004.

THORELLI, Hans B. Networks: between markets and hierarchies. Strategic Management Journal,Chichester, v. 7, n. 1, p. 37-51, jan. 1986.

VERSCHOORE, Jorge Renato S. (Org.). Redes de Cooperação: uma nova organização de pequenas e médias empresas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: FEE, 2004.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

XAVIER, M. B.; ANDION, C. Análise comparada do associativismo e cooperativismo no Brasil e na Espanha: correntes predominantes, história e configuração jurídica. In: ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GOVERNANÇA DA ANPAD, 4., 2010, Vitória. Anais... Vitória, ES: ANPAD, 2010. p.1-14.

WINCKLER, N. C.; MOLINARI, G. T. Competição, Colaboração, Cooperação e Coopetição: Revendo os Conceitos em Estratégias Interorganizacionais. Revista ADMpg Gestão Estratégica, v. 4, n. 1, p. 1-12, 2011.

Published

2017-12-27

Issue

Section

Articles