Practices of knowledge management in human resources in public schools
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2018.v8n1.p115-124.580Keywords:
Knowledge management. Knowledge Management Practices. Human Resources. Public education.Abstract
The objective of this research was to analyze the level of implementation and reach of the Knowledge Management practices of human resources in public schools of the city of Sarandi (PR). The research methodology, which is exploratory, is characterized as a multiple case study with quantitative and qualitative approaches. The questionnaire, developed by the Institute of Applied Economic Research, was applied as a research tool used to carry out the Knowledge Management diagnosis in schools. The main results, initially, through the calculation of Cronbach's are highly reliable. Then, it was observed that, on average, the effective implementation level of Human Resources Knowledge Management practices is medium and, on average, the effective level of reach is low. These results demonstrate the need to create measures to expand the implementation and reach of the Knowledge Management practices of human resources in the analyzed schools.
Downloads
References
ALBAGLI, S. Novos Espaços de Regulação na Era da Informação e do Conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
ALMEIDA, D; SANTOS, M. A. R. dos; COSTA, A. F. B. Aplicação do coeficiente alfa de Cronbach nos resultados de um questionário para avaliação de desempenho da saúde pública. ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 30., 2010. Anais ... São Carlos: ENEP, 2010. p. 1-12.
BATISTA, E. de O. Sistemas de informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2006.
BATISTA, E. de O. Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Brasília: Ipea, 2012.
BATISTA, F.F. et al. Gestão do conhecimento na administração pública. Texto para Discussão, n° 1095. Brasília: Ipea, 2005.
BATISTA, F. F. et al. Casos Reais de implantação do modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira. Texto para Discussão, n° 1941. Brasília: Ipea, 2014.
BENTO, J. C. et al. Práticas da gestão do conhecimento em recursos humanos em instituição de ensino superior à distância. Espacios, v. 37, n. 29, p. 21-30, 2016.
CASSIANO, N. D.; BARBOSA, M. de F.; MACUCH, R. da S. Desenvolvendo competências empreendedoras no ensino superior: potencializar e empoderar para transformar. In: PICANÇO, F. C. de A.; CARNEIRO, R. A.; PERIOTTO, T. T. C. Empreendedorismo sob a ótica da interdisciplinaridade. v.2. Maringá: Unicesumar, 2015. cap. 1.
CAVALCANTI, M. Gestão de Instituições na sociedade do conhecimento: um roteiro para a ação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento Empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
HORA, H. R. M.; MONTEIRO, Gina T. R.; ARICA, J. Confiabilidade em Questionários para Qualidade: Um Estudo com o Coeficiente Alfa de Cronbach. Produto & Produção, v. 11, n. 2, p. 85- 03, 2010.
LOESCHI, C.; HOELTGEBAUM, M. Métodos Estatísticos Multivariados. São Paulo: Saraiva, 2012.
MEISTER, J. C. Educação corporativa. São Paulo: Pearson Makron Books, 1999.
SÁNCHEZ , P.L. Aprendizaje Colaborativo para la Gestión de Conocimiento en Redes Educativas en la Web 2.0. 2011. Tesis (Doctoral) - Universidad Nacional de Educación a Distancia Facultad de Educación Departamento de Didáctica, Organización Escolar y Didácticas Especiales, Madrid, 2011.
SCHLESINGER, C. C. B. et al. Gestão do Conhecimento na Administração Pública. Curitiba: Instituto Municipal de Administração Pública - IMAP, 2008.
STEWART, T. A. A Riqueza do Conhecimento: O Capital Intelectual e a Organização do Século XXI. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
STEWART, T. A. Capital Intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
YOUNG, R. Knowledge Management Tools and Techniques Manual. Tokio: Asian Productivity Organization (APO), 2010.
URPIA, A. G. B. da C. et al. A gestão do conhecimento nas escolas da Amusep. In: MENEGASSI, C. H. M. et al. (Org.). Gestão do conhecimento nas organizações: Inovação, Educação, tecnologias e Gestão. São Paulo: Gregory, 2016. cap. 3.
Published
Issue
Section
License
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.