Competence management system in a small business

Authors

  • Vanessa Santos de Oliveira Analista de RH Sênior na Radio e TV Sergipe SA
  • Monica Cristina Rovaris Machado Doutoranda do Programa em Administração e Turismo -PPGA/Univali
  • Elaine John Doutoranda do Programa em Administração e Turismo -PPGA/Univali

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2017.v7n3.p46-59.517

Keywords:

People Management. Competence Management. Small Business. Case Study. Mapping.

Abstract

The introduction of the system of management of competences is a modern tool of people management which encompasses the management procedure, migration of posts and functions as well as the validation of expected results. The presented study proposes the model of management based on competence in the enterprise Alfa, considered a small enterprise. The research was carried through qualitative and descriptive methodology. The strategy applied was that of a single case study with collection of data through semi structured interview, direct observation and analysis of documents. The conclusion was that management based on competence is the result of the process built through the information gathered in the organization which applied to theories here developed. The results demonstrate interest in the learning process for adaptation of competences and improvement in the performance of the collaborators, transparency in work relations, through the participation of those involved in the process of mapping in the organization.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vanessa Santos de Oliveira, Analista de RH Sênior na Radio e TV Sergipe SA

Graduada em Administração - DAD/UFS

Especialista em Gestão de Pessoas Faculdade Fama/SE

 

Monica Cristina Rovaris Machado, Doutoranda do Programa em Administração e Turismo -PPGA/Univali

Graduação em Administração - ESAG/UDESC

Mestrado em Engenharia de Produção - EPS/UFSC

Doutoranda em Amdinistração e Turismo PPGA/Univali

Elaine John, Doutoranda do Programa em Administração e Turismo -PPGA/Univali

Graduação em Administração Univille/SBS

Mestre em Administração Universidade Positivo/PR

Doutoranda em Amdinistração e Turismo PPGA/Univali

References

BARBOSA, Catarine Aparecida Vieira. Aspectos críticos da implementação do modelo de Gestão por Competências em duas empresas de manufatura. 2008. 146 p. Dissertação (Mestrado em Gestão de Negócios) – Universidade Católica de Santos – Unisantos, Santos, 2008.

BRANDÃO, Hugo Pena e GUIMARÃES, Tomás de Aquino. Gestão de Competência e Gestão de Desempenho: Tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 8-15, jan./mar. 2001.

BORGES-ANDRADE, G.; ABBAD, G.; MOURÃO, L. (Org.). Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

CARBONE, Pedro Paulo. Gestão por competência e Gestão do Conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

CARVALHO, Felipe Marcelo Gonzaga de. Gestão por competência no serviço público.[2011] Disponível em <http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/33683/FELIPE%20MARCELO%20GONZAGA%20DE%20CARVALHO.pdf?sequence=1>. Acesso em: 22 maio 2017.

COOPER, D.; SCHINDLER, P. Métodos de Pesquisa em Administração. 7. ed. São Paulo: Bookman, 2006.

DUTRA, Joel Souza. Gestão por Competência: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. 5. ed. São Paulo: Editora Gente, 2001.

______. Competências: Conceitos Instrumentos Gestão. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2004.

______. Competências: Conceitos e Instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2008a.

______. Competências: Conceitos, Métodos e Experiências. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2008b.

______. Competências: Conceito e Instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna. São Paulo: Editora Atlas, 2012.

FRANÇA, Ana Cristina Limongi. PRH- Práticas de Recursos Humanos: Conceitos, Ferramentas e Procedimentos. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2009.

FLEURY, A. C. C.; FLEURY, M. T. Estratégias empresariais e formação de competências. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

______. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

______. Estratégias Empresariais e formação de Competência: Um quebra cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

GABRIEL, Sergio. A influência da micro e pequena empresa no desenvolvimento econômico do Brasil. Web Artigos. 2009. Disponível em: < http://www.webartigos.com>. Acesso em: 13 maio 2009.

GIALDINO, I. V. Estrategias de investigacion cualitativa. Barcelona: Gedisa, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Gestão de Pessoas: Enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas S. A., 2010.

GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão dos talentos. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2002.

______. Modelo de competências e gestão dos talentos. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

______. Gestão de Pessoas: Enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas S. A., 2010.

HAMEL, G.; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

LEME, Rogério. Aplicação prática de gestão de pessoas por competências: mapeamento, treinamento, seleção, avaliação e mensuração de resultados de treinamento. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar – Convite à Viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

RODRIGUEZ Y RODRIGUEZ, Martius. Classificando competências. [2002]. Disponível em: <http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Artigo/3250/classificando-as%20compet%C3%AAncias.%20html >. Acesso em: 20 ago. 2014.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE SANTA CATARINA (SEBRAE). Critérios de classificação de empresas - ME – EPP. 2007a. Disponível em: <http://www.sebrae-sc.com.br/leis/default.asp?vcdtexto=4154>. Acesso em: 24 set. 2013.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE SANTA CATARINA (SEBRAE). Critérios de classificação de empresas - ME – EPP. 2007b. Disponível em: <http://www.sebrae-sc.com.br/leis/default.asp?vcdtexto=4154>. Acesso em: 24 set. 2014.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE SANTA CATARINA (SEBRAE). Estudos e Pesquisas. 2014. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/customizado/estudos-e-pesquisas>. Acesso em: 26 set. 2015.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

VILAS BOAS, A. A.; ANDRADE, R. O. B. Gestão Estratégica de Pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

______. Estudo de Caso: planejamento e método. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Published

2017-07-01

Issue

Section

Articles