Big data & analytics: the perception of leaders on the process regarding decision-making supported by data
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2017.v7n3.p60-70.485Keywords:
Leadership. Big data. Analytics. Decision-Making.Abstract
With the advancement of technology and the growing increase of databases in organizations, it is urgent to define strategies for the compilation and analysis of these data to improve decision making as a way of achieving competitiveness. In this scenario, the main objective of this article is to analyze the perception of the leaders in relation to the concepts of Big Data and Analytics, and how they are preparing themselves and their teams for the use of large volumes of data in the process of making strategic decisions. For this, a questionnaire was applied to leaders of a system of credit unions located in Blumenau - Santa Catarina. From the results, one can see that the leaders understand that the use of large volumes of data is important for generating insights for the future. Also, it was found that the concept of Big Data and Analytics are being entered on the day by day discussions and the teams are being prepared for this new decision-making methodology, thus increasing the competitiveness of the organization.
Downloads
References
CERTO, Samuel C. Tomada de decisões. In: CERTO, Samuel C. Administração moderna. 9. ed. São Paulo: Pearson, 2005. p. 123-145.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração - teoria, processo e prática. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 2000.
CHOO, C. W. The management of uncertainty: organizations as decision-making systems. In: _______. The knowing organizations: how organizations use information to construct meaning, create knowledge, and make decisions. New York: Oxford University, 1998. p. 155-205.
DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.
DAVENPORT, Thomas H. Big data at work: dispelling the myths, uncovering the opportunities. Boston, MA: Harvard Business Review Press, 2014.
DIEBOLD, Francis. On the Origin (s) and Development of the Term “Big Data”. Pennsylvania: Penn Institute for Economic Research, Department of Economics, University of Pennsylvania, 2012.
DRUCKER, Peter F. Administrando em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira, 1995.
DRUCKER, Peter F. The coming of the new organization. Harvard Business Review, n. 66, p. 45-53, jan./fev. 1988.
FREITAS, H. et al. Informação e Decisão: sistemas de apoio e seu impacto.Porto Alegre: Ortiz, 1997.
GANTZ, John; REINSEL, David. The digital universe in 2020: Big Data, nigger digital shadows, and biggest growth in the far east. IDC, New York, v. 3, Dec. 2012.
FITZ-ENZ, Jac. The New HR Analytics: Predicting the EconomicValue of Your Company's Human Capital Investments. New York: AMACOM Div American Mgmt Assn, 2010.
JOHNSON, Jeanne E. Big data + Big analytics = Big opportunity: Big data is dominating the strategy discussion for many financial executives. As these market dynamics continue to evolve, expectations will continue to shift about what should be disclosed, when and to whom. Financial Executive, v. 28, n. 6, p. 50-54, 2012.
MACHADO, Rogério A. Avaliação de alternativas na tomada de decisão. Revista de Administração de Empresas, v. 16, n. 2, p. 52-57, 1976.
MANYIKA, J. et al. Big data: the next frontier for innovation, competition, and productivity. McKinsey Global Institute Report, 2011. Disponível em: <http://www.mckinsey.com/insights/business_technology/big_data_the_next_frontier_for_innovation>. Acesso em: 24 set. 2016.
McAFEE, Andrew, et al. "Big data." The management revolution. Harvard Business Review,v. 90, n. 10, p. 61-67, 2012.
McGEE, J. V.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
SANTOS, Raimundo N. Métodos e ferramentas para gestão de inteligência e do conhecimento. Perspectivas em ciência da informação, v. 5, n. 2, p. 205-215, 2000.
REZENDE, D. A.; ABREU, A. F. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. São Paulo: Atlas, 2001. 311p.
STAIR, Ralph M.; REYNOLDS, George W. Princípios de sistemas de informação: uma abordagem gerencial. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.
TAURION, Cezar. Big Data. Rio de Janeiro: Brasport, 2013.
THOMPSON Jr., Arthur. Tomada de Decisão sob Condições de Certeza, Risco e Incerteza. Porto Alegre: UFRGS, 1995.
UNIT ECONOMIST INTELLIGENCE. Big data: Lessons from the leaders. Londres: The Economist, 2012.
ZORRINHO, C. Gestão da Informação: condição para vencer. Lisboa: Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI), 1995.
WOOD JR., Thomaz. Mudança organizacional: uma abordagem preliminar. Revista de Administração de Empresas, v. 32, n. 3, p. 74-87, 1992.
Published
Issue
Section
License
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.