Domínios-chave para a maturidade digital no agronegócio brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v14.2030Abstract
Digital transformation and business model innovation have significantly altered consumer expectations and behavior, forcing companies to review their business strategies. As such, this article reports the results of a study whose aim was to assess which dimensions have an impact on the digital maturity of Brazilian agribusiness organizations. It was deemed appropriate to conduct an electronic survey to gauge the companies' maturity level. The instrument proposed by Rossman (2018) was used to construct the research instrument. The data collection phase was conducted using an electronic form, which was sent to managers of Brazilian agribusiness companies. In the end, 379 valid questionnaires were obtained. The data was evaluated using structural equation modeling. The research findings allow us to state that, taking into account the agribusiness companies participating in the survey, there is evidence of the link between digital maturity and the different dimensions proposed by Rossman (2018): strategy, leadership, market, operations, people, culture, governance and technology. In other words, a relationship exists between achieving higher levels of digital maturity and strategic direction based on these dimensions in the Brazilian agribusiness sector.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Marcelo de Rezende Pinto, Paula Karina Salume, Marcelo Werneck Barbosa, Paulo Renato de Sousa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.