MIME-Version: 1.0 Content-Type: multipart/related; boundary="----=_NextPart_01DB3A94.D1F3D3B0" Este documento é uma Página da Web de Arquivo Único, também conhecido como Arquivo Web. Se você estiver lendo essa mensagem, o seu navegador ou editor não oferece suporte ao Arquivo Web. Baixe um navegador que ofereça suporte ao Arquivo Web. ------=_NextPart_01DB3A94.D1F3D3B0 Content-Location: file:///C:/AE09C690/Navus_v14_2030.htm Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/html; charset="windows-1252"

Domínios-chave para a maturi= dade digital no agronegócio brasileiro

 

Key areas for digital maturity in Brazilian agribusiness =

 

Paula Karina Salume

https://orc= id.org/0000-0003-1947-9608

= Doutora em Administração. Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ) – Brasil. E-mail: paulasalume@hotmail.com=

Marcelo de Rezende Pinto

http= s://orcid.org/0000-0002-3251-2460 <= /span>

Doutor em Administração. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) – Brasil. E-mail: marcrez@hotmail.com

Marcelo Werneck Barbosa

http= s://orcid.org/0000-0003-3993-5375

Doutor em Administração. Pontificia Universidad = Católica de Chile – Chile. E-mail: marcelo.werneck@gmail.com

Paulo Renato de Sousa

http= s://orcid.org/0000-0002-5453-7378 <= /span>

Doutor em Administração. Fundação Dom Cabral (FDC) – Brasil. E-mail: paulorenato@fdc.org.br<= /span>

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RESUMO

A transformação digital e a inova= ção do modelo de negócios vêm alterando de forma expressiva as expectativas e os comportamentos dos consumidores, pressionando as empresas a reverem suas estratégias de negócios. Sendo assim, esse artigo relata resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi avaliar quais dimensões impactam na maturidade digital das organizações pertencentes ao agronegócio brasileiro. Julgou-se adequada a condução de um survey eletrônico a f= im de se aferir o grau de maturidade das empresas. Para a construção do instrumen= to de pesquisa, lançou-se mão do instrumento proposto por Rossman (2018). A fase de coleta de dados foi conduzida por meio de um formulário eletrônico, que foi enviado para dirigentes de empresas do agronegócio brasileiro. Ao final, foram obtidos 379 questionários válidos. Os dados for= am avaliados por meio da modelagem de equações estruturais. Os achados da pesq= uisa permitem afirmar que, levando em conta as empresas do setor de agronegócio participantes da pesquisa, existem evidências da articulação entre maturida= de digital e as diferentes dimensões propostas por Rossma= n (2018): estratégia, liderança, mercado, operações, pessoas, cultura, govern= ança e tecnologia. Ou seja, há uma relação entre o atingimento de maiores níveis= de maturidade digital e o direcionamento estratégico baseado nessas dimensões no setor do agronegócio brasileiro.

Palavras-chave: maturidade digita= l; agronegócio brasileiro; transformação digital.

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ABSTRACT

= Digital transformation and business model innovation have significantly altered consumer expectations and behavior, forcing companies to review their busin= ess strategies. As such, this article reports the results of a study whose aim = was to assess which dimensions have an impact on the digital maturity of Brazil= ian agribusiness organizations. It was deemed appropriate to conduct an electro= nic survey to gauge the companies' maturity level. T= he instrument proposed by Rossman (2018) was used to construct the research instrument. The data collection phase was conducted using an electronic form, which was sent to managers of Brazilian agribusiness companies. In the end, 379 valid questionnaires were obtained. The data was evaluated using structural equation modeling. The research findings allow u= s to state that, taking into account the agribusiness companies participating in the survey, there is evidence of the link between digital maturity and the different dimensions proposed by Rossman (2018): strategy, leadership, market, operations, people, culture, governance and technology. In other words, a relationship exists between achieving higher levels of digital maturity and strategic direction based on these dimension= s in the Brazilian agribusiness sector.

 

Keywords: digital maturity; brazilian agribusiness= ; digital transformation.

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Recebido em 25/09/2024.  Aprovado em 06/11/2= 024. Avaliado pelo sistema double blind peer review. Publicado conforme normas da APA.

https://doi.org/10.22279/navus.v14.2030

1 INTRODUÇÃO

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A transformação digital (TD) e a consequente inovação do modelo de negócios v= êm alterando de forma expressiva as expectativas e os comportamentos dos consumidores, pressionando as empresas a reverem suas estratégias de negóci= os (Verhoef et al.,2021). Um dos aspectos mais importante= s da transformação digital é que o acesso à tecnologia em si raramente é um problema. Em vez disso, o que está no cerne da questão é a capacidade das organizações de desenvolver e implementar, de forma eficaz, modelos de negó= cios digitais viáveis (Saarikko; Westergren; Blomquist, 2020). 

Nesse sentid= o, a necessidade de aproveitar a tecnologia digital para desenvolver e implement= ar novos modelos de negócios força as empresas a reavaliar= os recursos, as estruturas e a cultura existentes para identificar quais tecnologias são relevantes e como elas serão aplicadas nos processos organizacionais e nas ofertas de negócios. Na maioria das vezes, essas muda= nças profundas exigem que as empresas revisitem verdades antigas à medida que desenvolvem estratégias que permitam a transição entre a inovação benéfica = e a disrupção prejudicial (Saarikko<= /span>; Westergren; Blomquist, 20= 20).

A capacidade= de desenvolver estágios mais avançados de TD está mais relacionada às características gerenciais do que às características das empresas. Com rela= ção às características das empresas, as conclusões sustentam que níveis mais al= tos de internacionalização e/ou dimensões maiores dos negócios são condições importantes para promover estágios mais avançados de TD, embora precisem ocorrer em combinação com certas características de características gerenci= ais (Porfírio, Carrilho, Felício, & Jardim, 2021).

Muitos pesqu= isadores têm se debruçado sobre essas questões a fim de compreender a forma como as organizações vêm se dedicando a esse tema, assim como de buscar estabelecer modelos de implementação de uma transformação digital que possa ser conside= rada bem sucedida (Cristobal-Fransi et al., 2020; Fernandez-Vidal, , 2022; Gopalk & Martinez,= 2021; Hess et al., 2016; Isaev et al., 2018; Ivanči= 3; et al., 2019; Martins et al., 2019; Rossmann, 2018; Sc= huh et al., 2017; Valdez-De-Leon, 2016; Vial, 2019;= Wade et al., 2019; Perera et al.,2023).

A despeito do esforço de pesquisadores para compreender como organizações de diferentes portes e de diversos setores de atividades vêm se articulando com todos ess= es movimentos relacionados à transformação digital, ainda sobram setores de atividades ou contextos de negócios que merecem passar por análises mais acuradas. Entre esses setores, pode-se mencionar o do agronegócio, que vem = se modernizando e utilizando de inúmeras tecnologias tanto as oriundas da biotecnologia como as decorrentes da capacidade técnicas e experiência dos agricultores brasileiros. Nessa direção, é fundamental para o setor investi= r em inovações que busquem elevar os patamares de uso de tecnologias com sustentabilidade e competitividade a fim de democratizar o acesso aos alime= ntos (Camargo; Soares, 2021).

Nesse contex= to, emergem as seguintes indagações: Existem características nesse setor que o torna elegível para se discutir questões sobre a transformação digital? Em = que nível as companhias do agronegócio se situam no tocante à transformação digital? Quais são as dimensões mais importantes que influenciam a maturida= de digital das organizações do agronegócio brasileiro? Considerando resultados= de pesquisa sobre outros setores de atividade, quais são os pontos de convergê= ncia e divergência ligados à transformação digital?

Foi a partir= desse conjunto de indagações que se oportunizou a iniciativa de se conduzir um es= tudo com o objetivo de avaliar quais dimensões impacta= m na maturidade digital das organizações pertencentes ao agronegócio brasileiro. Para isso, lançou-se mão da escala desenvolvida por Rossmann ADDIN CSL_CITATION {"citationItems":[{"id":"ITEM-1","itemDa= ta":{"author":[{"dropping-particle":"",&= quot;family":"Rossmann","given":"Alexander&qu= ot;,"non-dropping-particle":"","parse-names":= false,"suffix":""}],"container-title":"3= 9th International Conference on Information Systems","id":"ITEM-1","issued":{"d= ate-parts":[["2018"]]},"page":"1-9",&quo= t;publisher-place":"San Francisco","title":"Digital Maturity: Conceptualization= and Measurement Model Digital Maturity: Conceptualization and Measurement Model","type":"paper-conference"},"suppress-a= uthor":1,"uris":["http://www.mendeley.com/documents/?uu= id=3D30616fe9-7fce-4222-96f5-341afa137b22"]}],"mendeley":{&q= uot;formattedCitation":"(2018)","plainTextFormattedCita= tion":"(2018)","previouslyFormattedCitation":"= ;(2018)"},"properties":{"noteIndex":0},"schem= a":"https://github.com/citation-style-language/schema/raw/master/= csl-citation.json"}(2018), a qual  estabelece que a maturidade digital inc= orpora oito dimensões de capacidade: estratégia, liderança, de mercado, operaciona= l, pessoas, cultura, governança e tecnologia. Na fase empírica, um survey eletrônico foi conduzido com uma amostr= a de 376 empresas do setor de agronegócio, as quais responderam um formulário composto por 32 questões, além de perguntas relacionadas ao perfil das empr= esas participantes.

Não é escusa= do salientar que essa pesquisa contempla pontos que a tornam relevante tanto p= ara a academia como para o contexto empresarial. Tal como enfatizado por Hrustek (2020), a agricultura, impulsionada pelas tecnologias digitais, é mencionada como um determinantes-chave do crescimen= to econômico mundial. Ou seja, trabalhos que busquem clarear questões da maturidade digital no contexto do agronegócio ganha um protagonismo oportun= o. Além disso, em face à multidisciplinaridade do tema, o trabalho pode contri= buir para discussões em várias áreas que, apesar de estarem em franco desenvolvimento, ainda apresentam uma exploração relativamente pequena por parte dos acadêmicos de temas como agronegócios, maturidade digital, transformação digital e, essencialmente, as dimensões que interferem no alc= ance de uma maior maturidade digital das organizações. No contexto político, o estudo pode apoiar e guiar a elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento de estratégias de implementação digital no setor agrícola.<= /span>

O artigo foi estruturado em outras quatro seções além dessa introdução. A seguir, dedico= u-se um espaço para se conduzir uma revisão dos principais pontos envolvendo a temática da transformação e domínios-chave para a maturidade digital. A pró= xima seção apresenta os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa empíric= a. A seção intitulada “Apresentação e análise dos resultados” foi incluída para avançar nas discussões acerca das análises conduzidas. Ao final, são tecido= s os comentários de cunho conclusivo do trabalho.

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2 REVISÃO DA LI= TERATURA

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2.1 Domínios-ch= ave para a maturidade digital

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Weiss (2019) apresenta reflexões acerca das transformações e evolução da sociedade a partir do advento da internet e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O autor afirma que a difusão da economia da informação, globalmente acessível, impõe à sociedade um novo desafio: “acrescentar inteligência e novas dinâmicas de uso da informação, de forma = que amadureça e volte como conhecimento capaz de gerar mais e mais valor para e= ssa mesma sociedade” (Weiss, 2019, p. 204).

Para Weiss (2019), a internet= tem provocado inúmeras mudanças nos indivíduos, empreendedores, corporações, governos, cidadãos, na medida em que vem promovendo revoluções na forma de comunicação, colaboração, gestão, interação. Nesse sentido, propõe dois pon= tos de observação a respeito do avanço da sociedade do conhecimento e informaçã= o, a partir das TICs: o primeiro é a capacidade que a sociedade tem de manusear = as informações, desde a sua identificação até a sua utilização; e o segundo tem relação com proliferação massiva de tecnologias e o risco potencial envolvi= do, no que tange às questões como privacidade, segurança, propriedade intelectu= al, mudanças no processo de educação, diversidade, dentre outros (Weiss, 2019).=

O tema “transformação digital= tem chamado a atenção de líderes internacionais, os quais reconhecem o papel das tecnologias digitais no desenvolvimento da economia global, impactando desde indivíduos, empresas, organizações, até estados, regiões e países” <= /span>(Korablinova, 2017, p. 290). A digitalização já está impactando os ambientes = de negócios e a forma corporativa de trabalhar, assim, negligenciar esse fenôm= eno é um risco, especialmente em mercados altamente competitivos (Parviainen et al., 2017).

As organizações têm a necessi= dade de responder rapidamente às mudanças de direção do mercado, tornando-se mais ágeis, orientadas a pessoas, com decisões baseadas em dados, inovadoras, e, especialmente, centradas no cliente. Tushman e O’Reilly (1996) propuseram que as empresas precisam se tornar organizações ambidestras, ou seja, para se ajustarem ao atual ambiente de negócios têm de combinar esforços de exploitation, que d= iz respeito ao refinamento do existente com iniciativas de exploration, que dizem respeito a novas oportunidades, abrangendo experimentação, pesqui= sa e descoberta.

Nesse sentido, a TD atua não = só no “digital”, mas sim como uma profunda ressignificação dos negócios, atividad= es organizacionais, processos, competências e modelos para potencializar as mudanças e oportunidades de um mix de tecnologias digitais, acelerando o impacto na sociedade de forma estratégica e priorizada (Gobble, 2018).

 No entanto, uma pergunta que emerge é: c= omo fazer isso acontecer? Para apoiar essa jornada, alguns autores têm buscado identificar domínios-chave, frameworks e modelos de maturidade para a TD (Valdez-De-Leon, 2016; Hess et al., 2016; Isaev et al., 2018; Schuh et al., 2017; Rossmann, 2018; Ivančić et al., 2019; Vial, 2019; Wade et al., 2019; Ma= rtins et al., 2019; IDC, 2020).

Os domínios-chave abordam fatores que podem determinar o potencial da mudança e suportar um modelo capaz de garantir a posição que a empresa anseia assumir= no que diz respeito à maturidade em TD (Salume; Pi= nto, 2022). Valdez-De-Leon (2016), ao desenvolver um modelo de maturidade para auxiliar prestadores de serviço= s de comunicação a identificarem sua posição atual em relação à transformação digital e a definirem uma visão e plano para subirem no espectro de maturid= ade, sugeriu sete aspectos relevantes para a transformação digital para empresas= do referido segmento: estratégia, organização, cliente, tecnologia, operações, ecossistema, inovação.

Na mesma direção, Isaev, Korovkina e Tabakova (2018) e Ivančić, Vukši= ć e Spremić (2019) também apontaram sete perspectivas que influenciam o sucesso geral dos negó= cios digitais da empresa. Os primeiros autores substituíram a dimensão “cliente”= por “relacionamento com usuários” e “ecossistema” por “parceria”. Já Ivančić, Vukšić e Spremić (2019), os quais investigaram empresas croatas,  adotaram os mesmos fatores indicados por Valdez-De-Leon (2016), exce= to operações que foi permutada por pessoas.

Hess et al. (2016) prescreveram um quadro conceitual para formulação da estratég= ia para a TD, composto por quatro dimensões principais: tecnologia, alterações= na criação de valor, mudanças estruturais, e financeiro. Já Schuh et al. (2017) apontam que a TD pode ser habilitada por meio de quatro dimensões: recursos, sistemas de informação, estrutura organizacional, e cultura.

Rossmann (2018) identificou, por meio de um modelo de mensuração reflexivo, oito fac= etas da maturidade digital: estratégia (explícita, multifuncional, transformativ= a, avaliada), liderança (compromisso, estilo, função, adoção de liderança), mercado (valor para o cliente, inovação, digitalização, cocriação), operaçõ= es (agilidade, integração, recursos, cooperação), pessoas (conhecimento, aprendizagem, adoção de funcionários, especialização), cultura (transparênc= ia, dinâmica, empoderamento, atitude em relação ao acaso), governança (coordena= ção, alinhamento, mensurabilidade, orientação para objetivos) e tecnologia (dado= s, interação, automação, local de trabalho).

Vial (2019) re= alizou uma rigorosa revisão de literatura aplicando a técnica grounded theory, a partir da qual produziu, indutiva= mente, um framework sobre o processo da TD, baseado no relacionamento entre oito blocos: respostas estratégicas, disrupções, uso= de tecnologias digitais, mudanças estruturais, alterações de caminho de criaçã= o de valor, barreiras organizacionais, impactos negativos, impactos positivos. <= o:p>

Para Wade et al. (2019), a melhor transformação deve ser holística, e para tanto, propuseram um framework, o qual denominaram transfo= rmation orchestra (orquestra da transformação), em = uma analogia em que os oito instrumentos de uma orquestra musical correspondem a oito elementos em uma organização, distribuídos em três dimensões: go-to-market (ida ao mer= cado), engagement (engajamento), e Organization (Organização). Para os autores, ou seja, aquela que engloba toda a organiza= ção e todos esses recursos (Wade et al., 2019).

Martins et al. (2019) sugestionaram a mensuração de maturidade digital das empresas= por meio da ferramenta proprietária Analytics & Digital Quotient (A&DQ), desenvol= vida pela consultoria McKinsey, a qual avalia 22 práticas de gestão críti= cas para o sucesso da transformação digital e captura de resultado financeiro, distribuídas entre as quatro dimensões: Estratégias, Capacidades, Organizaç= ão, Cultura.

Já a IDC (2020) desenvolveu o Future Enterprise Maturi= tyScape da transformação digital para ajudar os líderes de negócios a entenderem e lidarem com os desafios e oportunidades que a TD pode trazer para as organizações, modelos de negócios e ecossistemas, aproveitando as competênc= ias digitais. O IDC MaturityScape fornece uma estrutura para visualizar a maturidade da TD com base em dimensões necessár= ias para uma transformação digital bem-sucedida, quais sejam: cultura, clientes, inteligência, operações e trabalho.

Todos esses trabalhos destacaram os principais fatores que impulsionam a transformação digital e, subsequentemente, levam a organizações digitalmente maduras. Para examinar a relação entre maturidade digital e os domínios-cha= ve, o presente trabalho se concentrou em oito desses domínios extraídos do estu= do de Rossmann (2018) e amparados por outros trabalhos (Tabela 1).<= /span>

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Tabela 1= - Domínios-chave para a transformação digital

Domínios-chave

Referências

Estratégia

Wester= manValdez-De-Leon (2016)<= /o:p>

Isaev, Korovkina e Tabakova (2018)

Rossmann (2018)<= /span>

Ivan&#= 269;ićVial (2019)

Wade et al. (2019)

Martins et al. (2019)

Liderança=

Wester= manRossmann (2018)<= /span>

Mercado

Westerman et al. (2014)

Valdez-De-Leon (2016)

Hess et al. (2016)

Isaev, Korovkina e Tabakova (2018)

Rossmann (2018)<= /span>

Ivan&#= 269;ićVialWade et al. (2019)

Martins et al. (2019)

IDC (2020)

Operações=

Valdez-De-Leon (2016)<= /o:p>

Isaev, Korovkina e Tabakova (2018)

Rossmann (2018)<= /span>

IDC (2020)

Pessoas

Westerman et al. (2014)

Rossmann (2018)

Ivančić, Vukšić e Spremić (2019)<= /span>

IDC (2020)

Cultura

Westerman et al. (2014)

Schuh et al. (2017)

Rossman n(2018)

Vial (2019)

Wade et al. (2019)

Martins et al. (2019)

IDC (2020)

Governança

Wester= manRossmann (2018)<= /span>

Tecnologia

Westerman et al. (2014)

Valdez-De-Leon (2016)

Hess et al. (2016)=

Schuh et al. (2017)

Isaev, Korovkina e Tabakova (2018)

Rossmann (2018)

Ivančić, Vukšić e Spremić (2019)

VialInicialmente, cabe ressaltar que para se atender aos objetivos propostos para a pesquisa, julgou-se mais adequada a condução de um survey eletrônico a fim de se aferir o grau = de maturidade das empresas. Portanto, a pesquisa se alinha a uma perspectiva quantitativa de coleta e análise dos dados (Malhotra, 2001).

Para a construção do instrume= nto de pesquisa, lançou-se mão do instrumento proposto por Rossmann (2018), o qual consiste de um modelo para aferição da maturidade digital. O pesquisador indicou nesse = estudo que a maturidade digital incorpora oito dimensões de capacidade: estratégia, liderança, de mercado, operacional, pessoas, cultura, governança e tecnolog= ia. O referido instrumento é composto de 32 questões (quatro para cada uma das dimensões). Nessa escala, os respondentes foram convidados a explicitar seu grau de concordância/discordância com as afirmações usando uma escala do ti= po Likert de 11 pontos, variando de 0 (Discordo Totalmente) a 10 (Concordo Totalmente). Os itens da escala são exibidos no Apêndice 1. Assim, o instrumento de coleta de dados, para além dessas 32 questões, também contemplou questões relacionadas ao porte da empresa, temp= o de atuação no mercado, número de funcionários, assim como algumas perguntas so= bre o perfil do respondente da pesquisa. Cabe salientar que esse instrumento foi adaptado para a realidade do varejo brasileiro pelo estudo conduzido por Salume et al. (2021).

Ainda que a escala já tenha sido adaptada ao contexto brasileiro, por se tratar d= e um setor de atividade com características próprias, julgou-se pertinente a condução de um pré-teste do questionário junto a uma pequena amostra de cin= co executivos do setor do agronegócio brasileiro. Constatou-se que o instrumen= to estava adequado e aderente ao setor do agronegócio.

A fase de coleta de dados foi conduzida por meio de um formulário eletrônico, elaborado no Survey Monkey<= /span>, que foi enviado para dirige= ntes de nível estratégico de empresas do agronegócio brasileiro, situadas em diferentes regiões do Brasil. Ao final, foram obtidos 376 questionários válidos, os quais compuseram a base de dados de análise.<= /span>

Na sequência, a utilização da modelagem de equações estruturais, de acordo com os protocolos de Hair et al. (2017) foi considerada a mais adequada. Conforme já mencionado anteriormente, as oito dimensões do modelo proposto por Rossmann (2018) for= am tratadas como reflexivas e o modelo considerado como molar de segunda ordem, tendo em vista que os 32 indicadores vinculados à estratégia, liderança, mercado, operações, pessoas, cultura, governança e tecnologia foram imputad= os à maturidade digital.

Vale mencionar ainda que, na condução da análise de equações estruturais, algumas avaliações foram feitas. Entre elas, podem ser citadas: a validade converge= nte, a validade discriminante e a confiabilidade interna, todas elas propostas p= elos protocolos de Hair et al. (2017) e Fornell & Larcker (1981.

A próxima seção se dedica a apresentar e analisar os resultados. <= /span>

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

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4.1 Análise descritiva

 

A amostra foi composta por 376 empresas respondentes. Quanto ao porte, 56% dos respondentes da pesquisa declararam que as empresas participantes são de gr= ande porte, 37% de porte médio e 7% de pequenas empresas. Ao serem questionados sobre o tempo de atuação da empresa, a maioria dos respondentes (90%) afirm= ou que é há mais de 10 anos. Quanto ao número de funcionários, 21% dos participantes sinalizaram que a empresa tem mais de 1.000 funcionários. Out= ros 13% informaram que a companhia tem entre 500 e 999 colaboradores, enquanto = 38% apontaram que a empresa possui de 100 a 499 funcionários.  Com relação ao cargo dos respondentes, percebe-se uma pulverização das respostas. Os cargos mais citados são Diretor/Gerente de Operações e Logística, Diretor/Gerente de Compras, Diretor/Gerente Financeiro, Diretor/Gerente Comercial e de Vendas e Diretor Geral/Superintendente. Quanto ao Estado em que se localiza a empresa, 70% d= os respondentes se concentraram em cinco Estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.

 

4.2 Avaliação do modelo de mensuração

 

Inicialmente, foi conduzida a avaliação do modelo de mensuração. Cabe mencionar que essa avaliação leva em conta três tipos de análise: (1) Análise de unidimensionalidade; (2) Anális= e de validade convergente e (3) Análise de validade discriminante. Com relação à primeira – testes de unidimensionalidade – foram utilizados o alfa de Cronb= ach e o indicador Rho de Dillon-Goldstein. A Tabela 2 apresenta os resultados d= esse teste. Vale ressaltar que o indicador Rho de Dillon-Goldstein pode ser considerado um indicador melhor do que o alfa de Cronbach visto que leva em consideração a extensão em que a variável latente explica seu grupo de indicadores (Sanchez, 2013). A análise da Tabela 2 permite afirmar que todo= s os índices referentes a todos os construtos foram superiores a 0,70, conforme recomendação de Hair et al. (2017) e Sanchez (2= 013).

 

Tabela 2 - Resultado dos testes de Unidimensionalidade

Constructos

Alpha Cronbach

DG Rho

Estratégia

0.969

0.977

Lidera= nça

0.897

0.935

Market= ing

0.948

0.962

Operaç= ões

0.953

0.966

Pessoa= s

0.938

0.956

Cultur= a

0.927

0.948

Govern= ança

0.962

0.972

Tecnol= ogia

0.915

0.941

Fonte: Autores (2024).

 

Com relação à Análise de vali= dade convergente, julgamos adequado usar as cargas externas dos indicadores. Tod= os os indicadores apresentaram cargas externas superiores a 0,708, conforme recomendado por Hair et al. (2017). Os resultad= os da análise da validade convergente são exibidos no Apêndice 1.

Para avaliar a validade discriminante, foram empregados dois métodos: cargas cruzadas e o critério = de Fornell-Larcker (Fornell & Larcker, 1981). Ao analisar as cargas cruzad= as, observamos que a carga externa de cada indicador no construto associado era maior do que qualquer uma de suas cargas cruzadas em outros construtos. A adoção do critério de Fornell-Larcker também sugeriu que cada construto est= ava mais fortemente associado a seus próprios indicadores do que a outros construtos. A entrada da diagonal principal da Tabela 3, que representa a r= aiz quadrada da AVE, foi maior do que as correlações entre os construtos. Dessa forma, é possível afirmar que os construtos analisados no modelo demonstram validade discriminante suficiente.

 

Tabela 3 - Cargas

 

EST

LID

MER

OPE

PES

CUL

GOV

TEC

EST

 

 

 

 

 

 

 

LID

 

 

 

 

 

 

MER

 

 

 

 

 

OPE

 

 

 

 

PES

 

 

 

CUL

 

 

GOV

 

TEC

Após a execução do algoritmo = PLS-SEM, os coeficientes de caminho foram obtidos para as relações do modelo estrutural. Além disso, o coeficiente de determinação (R= 2) também foi calculado. A Figura 1 mostra os coeficientes de caminho e os val= ores de R2 obtidos para o modelo estrutural.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

=  

 

Figura 1 - Modelo estrutural<= /span>

 

Maturidade Digital

Mercado

Operações

Pessoas

Cultura

Governança

0,141

Liderança

Estratégia

Tecnologia

0,097

0,142

0,147

0,140

0,134

0,149

0,134

 

 

 

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Fonte: Autores (2024).

 

4.4 Discussão dos resultados

 

Os resultados apresentados anteriormente permitem afirmar que, levando em conta as empresas do setor de agronegócio participantes da pesquisa, existem evidências da articulação en= tre maturidade digital e as diferentes dimensões propostas por Rossmann (2018): estratégia, liderança, mercado, operações, pessoas, cultura, governança e tecnologia. Dito de outra forma, há uma relação entre o atingimento de maio= res níveis de maturidade digital e o direcionamento estratégico baseado nessas dimensões no setor do agronegócio brasileiro. =

É interessante salientar que esses resultados estão em linha com outros estud= os já conduzidos em setores diversos em contextos diferentes do brasileiro. No caso da dimensão estratégia, pode-se afirmar que empresas em estágios de maturidade digital mais avançados têm estratégias digitais claras e coerent= es (Kane et al., 2015), o que sinaliza algo importante para as companhias do s= etor que devem se dedicar em colocar em prática um conjunto de ações de digitalização claras e bem articuladas com o negócio.

Quanto à dimensão liderança, os resultados da pesquisa permitem sublinhar a importância do alinhamento dos gestores da companhia em relação à missão da empresa por meio de uma liderança que seja ao mesmo tempo proativo e focada= em fazer as devidas mudanças em relação aos processos e desempenho, quando for= em necessárias (Kumar et al. 2021; Porfirio et al., 2021).

Outra dimensão contemplada no modelo que teve sua influência comprovada na maturi= dade digital das empresas pesquisadas foi a capacidade de mercado. Isso porque aquelas companhias com maior maturidade digital possuem uma capacidade maio= r de criar alternativas de criação de valor para seus clientes, assim como adapt= ar melhor seus produtos, serviços, formas de comunicação e interações de forma mais eficaz com seus mercados (Hess et al., 2016).=

Já no tocante à dimensão operações, à luz dos resultados da pesquisa, cabe salientar que para avançar na transformação digital as organizações precisa= m ir além de suas capacidades internas, ou seja, torna-se essencial conectar-se a outras empresas por meio da integração de outros parceiros, envolvendo até mesmo concorrentes (Hervé et al., 2020). Dito de outra forma, tal como enfatizado por Vial (2019), a transformação dig= ital ratifica a relação entre o envolvimento das empresas com outras partes e a inovação digital.

A pesquisa confirmou ainda a relação entre níveis de maturidade digital e a dimensão pessoas. Essa constatação joga luz sobre a importância de que o processo de transformação digital seja apoiado pelo desenvolvimento das capacidades das pessoas (Warner and Wäger, 2019). Assim, autores como Warner and Wager (2019) sinaliza= m a necessidade de se repensar a composição da força de trabalho interna com a contratação de novos talentos a fim de contribuir para a construção de organizações mais equilibradas e propensas a produtos e serviços inovadores= .

No tocante à dimensão cultura, os resultados também evidenciaram que a maturid= ade digital se manifesta positivamente no desempenho da capacidade da cultura q= ue, como um conjunto de comportamentos, envolve desdea transparência das decisões da empresa para os colaboradores, até a agilidad= e na tomada de decisão e abertura para a mudança contínua (= Rossman, 2018).

Por sua vez, quanto à dimensão governança, algumas considerações se fazem necessárias a partir dos achados da pesquisa. Omar and= Almaghthawi (2020) advogam a favor da ideia de = que para o sucesso dos processos de transformação digital é mister desenvolver e aplicar boas políticas e procedimentos de governança.

Nesse ponto, vale comentar um ponto salientado por Mugge et al. (2020). Esses pesquisadores defendem a ideia de que a governança e a liderança têm um protagonismo importante nos processos de transformação digital, visto que ambas as frentes precisam ser bem articuladas tendo em v= ista que há movimentos de resistência originadas em diversas instâncias da organização quando se solicita a adoção de uma nova estratégia ou uma cultu= ra descolada da tradicional. 

A última dimensão proposta por Rossmann (2018) – tecnologia – ainda que possa parecer óbvia, tem relação com a maturidade digital das companhias pesquisa= das. Isso se dá porque o foco na capacidade de explorar novas tecnologias tem o poder de impactar diversas instâncias da organização desde os processos de negócios até a criação e lançamento de novos produtos, passando pelos canai= s de vendas, cadeia de suprimentos e relacionamento com os clientes (Matt et al., 2015).

Levando em conta o contexto brasileiro, os achados da pesquisa têm parcial alinhame= nto com os resultados do estudo de Salume et al. (2= 021). Isso porque nessa pesquisa, conduzida no setor de varejo no Brasil e utiliz= ando o mesmo instrumento proposto por Rossmann (2018), os pesquisadores chegaram= à conclusão de que somente cinco das oito dimensões suportavam a maturidade digital. O atual estudo, portanto, vai além, ao demonstrar que todas as oito dimensões levam à maturidade digital nas companhias do agronegócio.

Em face a todas essas discussões, já é possível voltar os olhos para os comentários de cunho conclusivo do trabalho, tema da próxima seção.

 

5 CONCLUSÃO

 

Em primeiro lugar, cabe ressaltar que a pesquisa buscou avaliar quais dimensões impactam na maturidade digital das organizações pertencentes ao agronegócio brasileiro. Nesse sentido, urge salientar que os resultados desse trabalho = se juntam a outras iniciativas cuja finalidade é a de estender o uso da escala= de maturidade digital proposta por Rossmann (2018) para outros setores econômi= cos. Dessa forma, como contribuição acadêmica do traba= lho ganha força a ideia de que a maturidade digital de uma empresa se articula = com questões relacionadas às oito dimensões ligadas às capacidades digitais (estratégia, liderança, mercado, operações, pessoas, cultura, governança e tecnologia).

Em segundo lugar, não se pode deixar de mencionar que a pesquisa avança em considerações que parecem ser = de utilidade para os gestores do setor do agronegócio. Isso porque possibilitou jogar luz sobre quais dimensões devem ser priorizadas no sentido de dar dir= eção às ações de transformação digital das organizações. Levando em conta a puja= nça do setor do agronegócio do país, contribuir para um melhor direcionamento d= as ações ligadas às dimensões das capacidades de estratégia, liderança, mercad= o, operações, pessoas, cultura, governança e tecnologia para a maturidade digi= tal são de importância para impulsionar ainda mais o setor agrícola no país e consolidar a posição no Brasil como um grande player internacional nesse se= tor.

      Em terceiro lugar, é importante ressaltar algumas limitações do trabalho. Uma delas está relacionada ao desenho de pesquisa transversal, situação em que todos os itens de medição foram coletados no mesmo momento, o que não permi= te uma análise ao longo do tempo. Ainda que o instrumento tenha sido devidamen= te adaptado para a realidade brasileira, certamente, alguns pontos podem ter ficado obscuros para algum dos entrevistados, o que pode ter interferido nos resultados. Uma outra questão que também sempre é presente nesse tipo de es= tudo tem a ver com o que Crowne and Marlowe (1960) chamam de viés de desejabilidade social. Tal viés leva o respondente a atribuir respostas que não são baseadas naquilo que ele realm= ente acredita ou pratica, mas no que percebe sendo socialmente apropriado responder ou naquilo que é projetado como ideal.  

      Por fim, torna-se pertinente apontar algumas sugestões para estudos futuros. Es= se estudo traz uma posição das empresas em um momento único. O interessante se= ria propor estudos longitudinais que pudessem acompanhar a trajetória das empre= sas ao longo do tempo. No mesmo sentido, torna-se pertinente conduzir estudos em diferentes contextos e em diversos setores de atividades a fim de se possibilitar estudos comparativos. Mas as sugestões não precisam restritas a determinados setores ou contextos. Investigações que levem em conta formas = de orquestrar a transformação digital em determinados ecossistemas de negócios poderiam trazer a baila uma série de outras que= stões que serviriam para avançar no conhecimento desse campo. Parece ser interess= ante sugerir também direcionar esforços no entendimento da maturidade digital com questões que atualmente são fundamentais quando se trata de agronegócio – a sustentabilidade em suas diversas dimensões e implicações no cotidiano dos negócios.

Por ter a característica de ser algo ainda incipiente no cotidiano das organizações, muitas são as frentes de pesquisa que podem ser propostas. Uma delas tem a ver com as fronteiras envolvendo a Inteligência Artificial e su= as possibilidades de articulação com a maturidade digital. Outra linha de pesq= uisa poderia seguir na direção da proposição de escalas para mensurar a prontidão das empresas para a digitalização.

 

 

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Apêndice 1<= /b>

Unidimensionalidade e validade convergente

 

Itens

Descrição do item

Cargas

AVE

Estratégia

EST1

Nossa empresa tem implement= ado uma estratégia digital.

0.961

0,910

 

EST2

A estratégica digital da no= ssa empresa é documentada e comunicada.

0.962

 

 

EST3

A estratégia digital da nos= sa empresa tem significativa influência no modelo de negócios e operações.

0.928

 

 

EST4

A estratégia digital está s= endo continuamente avaliada e adaptada.

0.964

 

Liderança=

LID1

Nossos executivos apoiam a = implementação da estratégia digital.

0.905

0,823

 

LID2

A estratégia digital é some= nte implementada em áreas funcionais isoladas.

*

 

 

LID3

A cultura da liderança em n= ossa empresa é baseada na transparência, cooperação e descentralização dos pro= cessos de tomada de decisão.

0.894

 

 

LID4

A estratégia digital da nos= sa empresa tem uma influência nas tarefas e nos perfis de atuação dos executivos.

0.921

 

Mercado

MER1

Produtos e serviços digitais estão integrados em nossas interfaces e processos de negócios e criam um impacto perceptível na experiência do cliente.

0.946

0,867

 

MER2

Existe em nossa empresa uma criação direta de valor agregado por meio da digitalização progressiva de produtos e serviços (ex.: redução de custo, aumento de produtividade, melhoria na experiência do cliente, diferenciação do cliente).=

0.944

 

 

MER3

Produtos e serviços digitai= s tem um largo impacto no desempenho geral da nossa empresa.<= /p>

0.927

 

 

MER4

Nossa empresa está criando = volume significativo de vendas por meio de canais digitais.

0.905

 

Operações=

OPE1

Existem recursos suficientes (tempo, pessoas, orçamento) disponível para implementar a estratégia digi= tal dentro da nossa empresa.

0.928

0,879

 

OPE2

Nós estabelecemos uma forte cooperação multidisciplinar e cocriação entre as partes interessadas atra= vés da nossa cadeia de valor.

0.941

 

 

OPE3

Processos físicos e digitai= s são totalmente integrados por meio de modelos de processos holísticos.

0.934

 

 

OPE4

A força da nossa estratégia digital é conduzida para inovações em operações.

0.946

 

Pessoas

PES1

Dentro da nossa empresa exi= stem especialistas em questões centrais relacionadas à transformação digital.<= o:p>

0.911

0,856

 

PES2

Dentro da nossa empresa, op= ortunidades de educação futura para tópicos centrais da transformação digital estão disponíveis.

0.928

 

 

PES3

Dentro da nossa empresa, me= didas abrangentes para fortalecer a alfabetização digital são implementadas.

0.937

 

 

PES4

Dentro da nossa empresa, no= vos perfis de trabalho têm sido criados para empregados com perícia em tópicos centrais da transformação digital.

0.923

 

Cultura

CULT1

Decisões dentro da nossa em= presa são transparentes para nossos próprios empregados.

0.893

0,830

 

CULT2

A digitalização tem impacto= na agilidade da tomada de decisão da nossa empresa.

0.914

 

 

CULT3

No dia a dia dos negócios, empregados e executivos trocam informações sobre a transformação digital = da nossa empresa.

0.926

 

 

CULT4

Mudança contínua é parte da= nossa cultura corporativa.

0.911

 

Governança

GOV1

Diretrizes para o uso de tecnologias digitais são comunicadas e usadas pelos empregados.

0.943

0,910

 

GOV2

Nossa empresa implementa um modelo de gestão holístico para a estratégia digital e métricas-chave correspondentes.

0.954

 

 

GOV3

As métricas-chave para a estratégia digital estão totalmente integradas ao controle.

0.966

 

 

GOV4

A estratégia corporativa e a estratégia digital estão intensamente conectadas e se complementam.<= /o:p>

0.951

 

Tecnologia

TEC1

Nossa empresa utiliza grand= es quantidades de dados para otimizar estratégias, processos e produtos.

0.870

0,822

 

TEC2

Dentro da nossa empresa, nós usamos ferramentas para modelagem digital, automação e controle de proces= sos de negócios.

0.953

 

 

TEC3

Nossa empresa tem implement= ado conceitos de local de trabalho digital para toda a empresa. Plataformas digitais são usadas para a colaboração do dia a dia.

0.912

 

 

TEC4

Tecnologias digitais são a = mola principal para futuros desenvolvimentos de produtos e serviços.

0.890

 

Fonte: Aut= ores (2024).

 

 =

 

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Domínios-chave para a maturi= dade digital no agronegócio brasileiro

Paula Karina Salume; Marcelo de Rezende Pinto; Marcelo Werneck Bar= bosa; Paulo Renato de Sousa

IS= SN 2237-4558  •<= /span>  Navus    <= /span>Florianópolis    SC    <= /span>v. 14 • p. 01-4jan./dez. 2024

4

 

                  =                                                                                 

 

ISSN 2237-4558    Navus  • &n= bsp;Florianópolis  •  SC    v.9    n.2    <= /span>p. XX-XX    abr./jun. 2019

 

 

IS= SN 2237-4558  •<= /span>  Navus    <= /span>Florianópolis    SC    <= /span>v. 14 • p. 01-4jan./dez. 2024

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