Empreendedorismo de pequenos negócios em comunidades brasileiras de imigrantes estabelecidas no sudeste dos EUA: um panorama atual
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v14.1943Abstract
A comunidade de brasileiros nos EUA já ultrapassa dois milhões de indivíduos, segundo estimativas do MRE, e para se inserirem no mercado de trabalho americano, os imigrantes brasileiros muitas vezes iniciam uma jornada de trabalhos temporários e depois se engajam em atividades empreendedoras. Essas atividades muitas das vezes estão ligadas a negócios de pequeno e médio porte (PME) de diferentes segmentos de atuação, quer seja como prestadores de serviços ou proprietários de estabelecimentos comerciais locais. Nesse sentido, buscou-se entender quais são as barreiras que impactam o crescimento e a evolução dos negócios de empreendedores brasileiros de pequenas e médias empresas (PMEs) nos Estados Unidos? O objetivo do trabalho foi o de identificar e analisar as barreiras que afetam o crescimento e a evolução de PMEs fundadas por empreendedores brasileiros nos Estados Unidos, considerando-se o perfil sociodemográfico de 652 imigrantes e analisando os casos específicos de 20 empreendedores brasileiros de PMEs nos EUA e as particularidades dos diferentes setores de atuação. Concomitantemente com a realização de entrevistas com empreendedores, foram conduzidas 2 entrevistas com gerentes do Banco do Brasil e mais dois do corpo consular, além de um levantamento de campo de 38 negócios estabelecidos por brasileiros localmente. Foi evidenciada uma comunidade brasileira com predominância feminina e alto grau de escolaridade, e negócios voltados, sobretudo para própria comunidade. São discutidos aspectos específicos englobando os níveis micro, meso e macro da incorporação mista dos empreendedores.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Navus - Gestão e Tecnologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.