Energia fotovoltaica na agricultura familiar: difusão, desafios e potenciais na campanha gaúcha meridional
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v14.1937Abstract
O estudo concentra-se na energia fotovoltaica integrada às propriedades rurais familiares, justificando-se pelos benefícios de estabilização dos custos de energia e de baixo impacto ambiental, uma vez que é considerada uma tecnologia sustentável que proporciona autonomia ao agricultor familiar. Com isso, definiu-se como objetivo geral investigar a difusão e os mecanismos de acesso à Energia Fotovoltaica pela Agricultura Familiar na Região Campanha Gaúcha Meridional. Assim, a finalidade é compreender as limitações e o potencial dessa forma de energia para o desenvolvimento dessa categoria social no meio rural. Os dados da pesquisa foram fornecidos pela Empresa “Portal do Sol” referentes à distribuição da Energia Fotovoltaica em pequenos e grandes estabelecimentos agrícolas da referida região e analisados por meio de estatísticas descritivas e multivariadas. Os resultados mostram que o meio rural tem avançado na adesão de sistemas de energia solar fotovoltaica mesmo que em um número pequeno de propriedades. Contudo, as propriedades familiares ainda estão longe do ideal, o que pode ser explicado pelas limitações de instalação dos sistemas, como valor de investimento alto e ainda o impacto do índice de desenvolvimento de cada município. Por fim, estudos como este necessitam evoluir para promover cada vez mais a implementação de práticas sustentáveis, trazendo benefícios para a sociedade como um todo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Navus - Gestão e Tecnologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.