ULBRATECH: desafios e benefícios na implantação de uma rede de inovação
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2013.v3n2.p133-142.157Keywords:
Redes de inovação. Parques tecnológicos. Incubadoras tecnológicas.Abstract
Este artigo apresenta a experiência do desenvolvimento de uma rede de inovação, a Rede de Inovação ULBRATECH, na forma de experiências e lições aprendidas, obtidas por meio do planejamento e da implantação da referida rede, que compreende incubadoras e parques tecnológicos, e núcleos ou agências de inovação e transferência de tecnologia, em nível nacional, no Brasil. A rede está organizada em quinze cidades brasileiras, compreendendo seis estados das regiões sul, centro-oeste e norte do Brasil, onde a universidade mantenedora atua com unidades de ensino superior. Foi realizada uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo com os gestores dos empreendimentos de inovação e gestores das unidades de ensino da universidade, e identificaram-se os principais desafios e dificuldades da estruturação da rede, assim como as principais vantagens obtidas por essa rede. Os resultados são apresentados no formato de lições aprendidas e servem como uma fonte de conhecimento para instituições que pretendem implantar redes de inovação. Dentre os principais resultados, destacam-se a dificuldade de integração dos modelos de gestão da universidade e dos empreendimentos de inovação, em razão das diversidades regionais; problemas de gestão do conhecimento, que impactam na integração entre os partícipes da rede, tanto em virtude da falta de compartilhamento das experiências, como a dificuldade de manter um diretório atualizado de competências da rede; necessidade de fomentar a cultura empreendedora de forma interna e externa à universidade; e a necessidade de revisão de processos de gestão da rede, com vistas a qualificar o modelo de governança da Rede de Inovação.
Downloads
Published
Issue
Section
License
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.