Atuação estratégica em pequenas e médias empresas de comércio e serviços: um estudo multicaso na região do Vale do Itapocu

Authors

  • Einstein Randal Pereira Gomes Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul
  • Rogério Edson Krüger Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul
  • Jonas de Medeiros Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul
  • Camila de Cássia Cristiano Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul
  • Janete Cristina Erdmann Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul
  • Natália Lessa Duarte Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2013.v3n2.p186-197.123

Keywords:

Gestão empresarial. Estratégias competitivas. Comércio e Serviços.

Abstract

Nas últimas décadas e com maior visão, as empresas reviram seus modelos de gestão, comportamento motivado pela atuação da concorrência direta que enfrentam e pelo perfil de seu público consumidor. No presente artigo, os autores objetivaram verificar diferenciais de atuação estratégica em pequenas e médias empresas (MPEs) nos setores de comércio e serviços do Vale do Itapocu, visto que a região proporciona um ambiente bastante desafiador. Metodologicamente, tratou-se de um estudo exploratório multicaso, com arcabouço teórico de Collins e Porras (2007), em que foram selecionadas empresas em diferentes segmentos para análises de atuação estratégica. Compreendidas as limitações espaço-temporais e de porte relativas ao construto original, comparou-se o quanto da teoria pôde ser comprovado na área de comércio e serviços na região em termos práticos. Assim, os dados sumarizados indicam que são fatores diferenciados de atuação: bom relacionamento comercial com fornecedores, comunicação clara e confiável entre líderes e subordinados, estratégias concorrenciais aceitáveis, adequada resolução para problemas que surgem e importância do planejamento estratégico na organização. As empresas estudadas entendem que o relacionamento gerado com seus stakeholders não é um fim em si mesmo, mas um indicativo de que suas operações traduzem, em números, a satisfação destes com seus produtos e serviços. E que, embora não formalizem alguns itens da administração clássica – tais como organogramas e planos estruturados –, conseguem desempenho diferenciado em seus respectivos campos de atuação, indicando ainda distância considerável a ser vencida entre os construtos teóricos e a aplicação prática cotidiana.

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Author Biographies

Einstein Randal Pereira Gomes, Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul

Mestre em Administração, com foco em Sistemas de Apoio à Decisão, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - 2002.

Rogério Edson Krüger, Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul

Mestre em Administração pela Univali – 2004.

Jonas de Medeiros, Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul

Mestrando em Educação. Instituição: Universidade da Região de Joinville – Univille.

Camila de Cássia Cristiano, Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul

Graduada em Gestão da Tecnologia da Informação. Instituição: Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul.

Janete Cristina Erdmann, Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul

Graduada em Tecnologia de Processos Gerenciais (2011). Instituição: Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul.

Natália Lessa Duarte, Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul.

Graduanda em Gestão da Tecnologia da Informação. Instituição: Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul.

Published

2013-10-06

Issue

Section

Relatos de pesquisa