Atuação estratégica em pequenas e médias empresas de comércio e serviços: um estudo multicaso na região do Vale do Itapocu
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2013.v3n2.p186-197.123Keywords:
Gestão empresarial. Estratégias competitivas. Comércio e Serviços.Abstract
Nas últimas décadas e com maior visão, as empresas reviram seus modelos de gestão, comportamento motivado pela atuação da concorrência direta que enfrentam e pelo perfil de seu público consumidor. No presente artigo, os autores objetivaram verificar diferenciais de atuação estratégica em pequenas e médias empresas (MPEs) nos setores de comércio e serviços do Vale do Itapocu, visto que a região proporciona um ambiente bastante desafiador. Metodologicamente, tratou-se de um estudo exploratório multicaso, com arcabouço teórico de Collins e Porras (2007), em que foram selecionadas empresas em diferentes segmentos para análises de atuação estratégica. Compreendidas as limitações espaço-temporais e de porte relativas ao construto original, comparou-se o quanto da teoria pôde ser comprovado na área de comércio e serviços na região em termos práticos. Assim, os dados sumarizados indicam que são fatores diferenciados de atuação: bom relacionamento comercial com fornecedores, comunicação clara e confiável entre líderes e subordinados, estratégias concorrenciais aceitáveis, adequada resolução para problemas que surgem e importância do planejamento estratégico na organização. As empresas estudadas entendem que o relacionamento gerado com seus stakeholders não é um fim em si mesmo, mas um indicativo de que suas operações traduzem, em números, a satisfação destes com seus produtos e serviços. E que, embora não formalizem alguns itens da administração clássica – tais como organogramas e planos estruturados –, conseguem desempenho diferenciado em seus respectivos campos de atuação, indicando ainda distância considerável a ser vencida entre os construtos teóricos e a aplicação prática cotidiana.
Downloads
Published
Issue
Section
License
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.